O kombucha: é realmente o elixir da vida?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

O kombucha é uma bebida probiótica milenar, conhecida como o “Elixir Imortal da Saúde” pelos chineses. Conheça agora 8 Benefícios do Kombucha para sua saúde:

1. Ajuda a prevenir uma grande variedade de doenças

Embora existam muitas afirmações que a Kombucha melhora o intestino, existe também uma evidência bem confirmada de que o kombucha contém poderosos antioxidantes e pode ajudar a desintoxicar o corpo e protejer contra doenças. Esses antioxidantes ajudam a reduzir a inflamação, na raiz da maioria das doenças. Essa qualidade de redução de inflamação e desintoxicação é provavelmente uma das razões pelas quais o kombucha pode potencialmente diminuir o risco de certos tipos de câncer.

2. Mantém um intestino saudável

Naturalmente, a proeza antioxidante deste chá antigo neutraliza os radicais livres que criam caos no sistema digestivo. A kombucha ajuda a melhorar a digestão, devido seus altos níveis de ácidos benéficos, probióticos, aminoácidos e enzimas. Algumas pesquisas inclusive mostraram a capacidade da Kombucha para prevenir e curar úlceras no estômago.

Kombucha também pode ajudar a curar candida, de dentro do intestino, restaurando o equilíbrio do sistema digestivo, com culturas probióticas vivas que ajudam o intestino a se repovoar com boas bactérias.

Embora o kombucha contenha bactérias, estas não são bactérias patogênicas prejudiciais. Em vez disso, elas são o tipo benéfico (chamado “apatógenos”) que competem com bactérias patogênicas “ruins” no intestino e no trato digestivo.

A candida e outros problemas digestivos às vezes podem ser difíceis de tratar, e os sintomas podem realmente piorar antes de melhorar. Se você sente que o kombucha está agravando o problema, considere que os problemas intestinais nem sempre são um caminho direto para a cura e às vezes é necessária alguma paciência.

3. Pode ajudar a melhorar o estado mental

Kombucha não apenas ajuda sua digestão; Ele também pode proteger sua mente. Uma maneira de conseguir isso é pelas vitaminas B que contém. As vitaminas B, particularmente a vitamina B12, são conhecidas por aumentar os níveis de energia e contribuir para o bem-estar mental geral.

Seu alto teor de vitamina B12 é uma razão pela qual os suplementos às vezes contêm produtos secos de kombucha.

A função de reparação intestinal do kombucha também desempenha um papel na saúde mental. A depressão pode ser um importante sintoma de intestino vazado.

Um estudo de 2012 publicado em Biopolymers and Cell sugeriu que a Kombucha é útil para prevenir ou minimizar os efeitos da ansiedade e depressão, particularmente nos astronautas e outras em condições extremas de trabalho.

4. Ajuda para os pulmões

Um benefício inesperado do kombucha é o seu uso como um método de tratamento potencial para a silicose, uma doença pulmonar causada pela exposição repetida a partículas de sílica.

Cientistas chineses descobriram que a inalação de kombucha poderia ser uma maneira de tratar isso e outras doenças dos pulmões causadas pela inalação de material perigoso. Talvez seja mais aconselhável beber a kombucha, ao invés de inalar.

5. Agente antibacteriano poderoso

A bactéria encontrada em kombucha, ajuda a destruir as bactérias ruins responsáveis por infecções.

Em estudos de laboratório, descobriu-se que o kombucha possui efeitos antibacterianos contra algumas bactérias.

6. Útil no gerenciamento de diabetes

Embora alguns praticantes alertem que a kombucha não deve ser usado pelos diabéticos, parece que algumas pesquisas sugerem o contrário. Note o teor de açúcar da kombucha que você esta consumindo.

Particularmente devido às funções de antioxidantes na kombucha, ela alivia os sintomas do diabetes, de forma mais eficiente do que o chá preto antidiabético do qual é fermentado.

7. Bom para o sistema cardiovascular

Kombucha foi considerado benéfico para o coração há algum tempo, embora as pesquisa nessa área ainda continuem. No entanto, parece claro que, em estudos animais, o kombucha ajuda a baixar os níveis de triglicerídeos, bem como a regular o colesterol naturalmente.

8. Ajuda a manter um fígado saudável

Os antioxidantes na kombucha podem proteger o fígado do estresse oxidativo já que ele ajuda a filtrar e converter compostos prejudiciais.

Você já ouviu falar na kombucha? Que tal experimentar? Agora que você conhece os benefícios dela, experimente e conte para nós sua opinião.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.