O que a cor da sua urina pode dizer sobre sua saúde?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Todos sabem que a urina humana normal é a de cor amarela, mas muitas vezes se perguntaram o que significa quando o líquido que estão expulsando é uma cor completamente diferente?

A descoloração, a obscuridade e até o sangue podem causar pânico e alarme ao pensar que há algo fisicamente errado com seu corpo. Se você está curioso sobre o que você pode aprender, apenas olhando sua urina, então continue assistindo este vídeo.

Como uma urina normal deve parecer?

A cor normal da urina pode variar de um amarelo translúcido para âmbar. É um líquido estéril que é expulso do corpo e é um produto do metabolismo celular.

A aparência de sua urina pode ser afetada por certos alimentos que você come, bebidas que você bebe e doenças que você pode ter afligido.

A cor amarela a âmbar que a urina normal possui é devido a um pigmento chamado urocromo.

Quando sua urina é mais escura (âmbar), isso geralmente é um sinal de que você não está recebendo fluidos suficientes. Se a sua urina estiver no espectro mais escuro do que normalmente deveria parecer, normalmente não há motivo para o alarme. Tudo o que você precisa fazer é obter mais fluidos em seu corpo, de preferência água.

Por que a minha urina está limpa?

Normalmente, quanto mais clara for sua urina, mais saudável você deve estar. A urina amarelo claro é um sinal de que seu corpo está devidamente hidratado e é típico daqueles que bebem regularmente água. No entanto, a urina limpa também pode aparecer naqueles que estão tomando muita água e podem estar perigosamente próximos da sobrehidratação ou da intoxicação por água. Um aumento na micção, sem ingestão adequada de água pode ser um sinal de diabetes.

Alguns geralmente podem se perguntar por que sua urina se torna clara depois de beber excessivamente álcool.

A quantidade de líquidos que o seu corpo absorveu é uma das razões para aumentar a micção, mas a outra razão é que o álcool é um diurético, o que significa que aumenta a taxa que você tem que fazer xixi.

Como o álcool força um aumento na micção, seu corpo é obrigado a extrair a água de outros órgãos. É por isso que muito álcool faz você ficar doente e deixa você com uma dor de cabeça ruim.

Veja agora várias possíveis cores de urina que você pode estar vendo e o que elas significam:

Urina verde ou azul: Isso geralmente é causado por algo que você ingeriu. Certos alimentos, bebidas e medicamentos têm a capacidade de fazer sua urina ter uma dessas cores, especialmente se elas contiverem um corante azul. Os aspargos não só alteram a cor da sua urina, como também podem afetar o odor dela.

Urina vermelha ou cor-de-rosa: certos alimentos que são naturalmente vermelhos podem causar essas alterações de cor na sua urina. Os laxantes e alguns medicamentos prescritos também podem ser a causa da urina vermelha. Em alguns casos, o sangue no seu fluxo de urina pode ser um sinal de uma condição médica, como uma próstata aumentada, cálculos da bexiga ou mesmo câncer de rim.

Urina turva: Isso pode ser um sinal de infecção do trato urinário (UTI) ou cálculos renais. Para os homens, o sêmen deixado no trato urinário também pode deixar a urina de cor turva.

Urina laranja: Amoras, beterrabas, ruibarbo e certos medicamentos com corantes podem causar isso. Problemas médicos que podem causar urina de cor laranja incluem icterícia e desidratação.

Urina espumosa: Isso não afeta a cor ou a urina. Em vez disso, acompanha a urina em certos momentos, o que pode ser motivo de alarme. A espuma excessiva em sua urina geralmente é sinal de ingerir muita proteína.

Você está urinando com mais frequência do que o habitual?

O urinar é doloroso?

Está com problemas para urinar?

Não entre em pânico nos primeiros sinais de alteração na cor da urina, mas também não ignore. Consulte um médico para garantir que você não esteja sofrendo de algo sério. Se uma alteração na cor da urina for acompanhada de qualquer dos sintomas acima, avise seu médico imediatamente.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.