O que é alho negro? Para que ele serve?

Este processo transforma o alho fresco em alho preto, o que altera a sua cor, consistência e composição, reduz o sabor e cheiro forte e lhe confere um sabor adocicado.

Você sabe o que é o alho negro?

Apesar de parecer um alho que já apodreceu ou ficou muito tempo no forno, esse ingrediente vem se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo devido ao seu uso culinário e também aos diversos benefícios que traz à saúde.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

O processo para deixá-lo assim é feito deixando as cabeças de alho envelhecerem até que fiquem pretas e desenvolvam uma textura suave e pegajosa, que lembra bastante a textura das tâmaras.

E o sabor? Se você não é muito fã do alho tradicional, pode gostar da sua versão escura, que é mais adocicada e terrosa, descrito por muitos como saboroso e agradável.

Seu gosto pode lembrar o de alguns queijos envelhecidos. Por causa dessa riqueza de sabores, seu uso culinário se tornou bastante popular, mas o que o torna ainda mais especial são suas propriedades herdadas do alho.

Originário da Coréia, o alho negro foi criado como um produto para a saúde, considerado uma forma mais saborosa de obter os benefícios do alho comum e mais:

Acalma os nervos
Outro aspecto pouco conhecido do alho negro é sua capacidade de melhorar o humor e aliviar a ansiedade e o estresse.

Previne doenças cardiovasculares
Graças a alicina, o alho negro torna-se um grande aliado para a saúde do coração e do sistema circulatório, diminuindo a viscosidade do sangue, reduzindo a agregação de plaquetas e também o risco de acidentes vasculares ou trombose.
Outro aspecto importante para o coração é que o alho negro é capaz de reduzir o colesterol ruim no sangue.
Melhora as defesas O alho é um conhecido remédio para melhorar as defesas do corpo.
Se você sente que está com a imunidade baixa ou anda pegando gripes e resfriados frequentemente, o alho negro pode ser uma boa alternativa.
Há pesquisas também sugerindo que o alho negro previne alguns tipos de câncer.

Combate a fadiga
O alho envelhecido é ótimo para quem quer melhorar sua resistência física. Ele também combate a fadiga e ajuda a dormir melhor.

Trata problemas respiratórios
O alho negro é também considerado um ótimo remédio para combater doenças respiratórios comuns, além de alergias e até no alívio dos sintomas da asma.

É diurético
Por ser rico em potássio, este alho é recomendado para pessoas que sofrem de retenção de líquidos, edemas ou problemas renais.

É bom para a pele
Pessoas que tem problemas de pele, como dermatites, acne, psoríase ou rosácea podem se beneficiar ao ingerir o alho cru.

Por conter compostos de enxofre esse ingrediente também contribui para a formação do colágeno, proteína fundamental para a saúde da pele.

Você pode encontrar o alho negro para comprar em lojas de produtos naturais, mas se quiser pode também prepará-lo em casa.

Em um próximo vídeo iremos te ensinar como preparar esse maravilhoso alimento em casa, fique ligado!

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.