O que este microbiologista descobriu sobre o óleo de coco e candida irá surpreendê-lo!

O óleo de coco é talvez o alimento medicinal mais distribuído e versátil do mundo, e tem sido valorizado e até venerado por culturas indígenas desde tempos imemoriais.

Cada vez mais, descobrimos os seus benefícios para a saúde.

Agora, um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tufts descobriu que o óleo de coco é altamente eficaz em controlar o crescimento excessivo dos fungos da Candida.

A Candida esta normalmente presente no trato gastrointestinal dos seres humanos, mas os antibióticos podem destruir bactérias comensais que normalmente mantêm populações de Candida no intervalo saudável.

De acordo com o estudo, a imunidade comprometida também é uma das principais causas da candida, e “infecções sistêmicas causadas por C. albicans pode levar a candidíase invasiva, que é a quarta infecção do sangue mais comum entre os pacientes hospitalizados nos Estados Unidos de acordo com a o CDC.”

Medicamentos anti-fúngicos convencionais carregam com eles um risco significativo de efeitos adversos, e a sua utilização repetida conduz ao desenvolvimento de estirpes resistentes a drogas de fungos patogênicos, fazendo abordagens naturais ainda mais atraente. Os investigadores fizeram testes e chegaram a conclusão de que uma dieta à base de coco pode reduzir a infecção por Candida em camundongos.

A equipe, liderada pelo microbiologista Carol Kumamoto, investigou os efeitos de três gorduras alimentares diferentes sobre a quantidade de C. albicans no intestino do rato: o óleo de coco, sebo bovino e óleo de soja.

oleo-coco-candida-8290428203

Um grupo de ratos do estudo foram alimentados com uma dieta padrão para ratos. O óleo de coco foi selecionado com base em estudos anteriores que encontraram que a gordura tinha propriedades antifúngicas no ambiente de laboratório.

Uma dieta rica em óleo de coco reduzida C. albicans no intestino em comparação a dieta com sebo ou soja. O óleo de coco sozinho, ou a combinação de óleo de coco e sebo bovino, reduzia a quantidade de C. albicans no intestino por mais de 90% em comparação com uma dieta rica em gordura de bovino.

“Queremos dar aos pacientes uma opção de tratamento que possam limitar a necessidade de drogas antifúngicas. Se nós podemos usar óleo de coco como uma alternativa segura, dietética, poderíamos diminuir a quantidade de medicamentos antifúngicos utilizados, reservando drogas antifúngicas para situações críticas.”

Fonte:  thehealthavengers

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.