O que você sabe sobre pepinos? Descubra porque pepinos são grandes aliados da nossa saúde!

Apesar de serem vegetais, os pepinos pertencem à mesma família da fruta melancia, a família dos Cucurbitacae.

Quando pensamos em comer pepinos, a ideia de uma dieta para emagrecer nos vem à mente, uma vez que os pepinos são famosos por terem poucas calorias. Isso faz muito sentido, uma vez que os pepinos são compostos prioritariamente por água, ou seja, cerca de 90% do pepino é pura água.

Os pepinos tem valores nutricionais variados, apesar de conter concentrações baixas de substâncias importantes como vitamina B, vitamina K, potássio, cobre, manganês e vitamina C.

Apesar das concentrações baixas a variedade de nutrientes compensa e faz com que o pepino seja muito valioso no tratamento de várias condições do corpo humano.

Justamente por ser formado quase que totalmente por água, as baixas calorias permitem que as pessoas comam mais pepinos o que compensa as concentrações mais moderadas de nutrientes e vitaminas.

beneficios do pepino

Pepinos contém uma substância chamada fisetina que, de acordo com estudos, pode ter efeitos significativos na melhoria do funcionamento do cérebro, em especial nas funções de memória.

Nesse sentido, a fisetina teria a capacidade de evitar a degeneração das células responsáveis pela memória, o que ajudaria no tratamento de perda de memória pelo avanço da idade.

O pepino tem sido muito estudado, especialmente em pesquisas relacionadas ao tratamento de diversos cânceres, uma vez que possui alta concentração de antioxidantes.

Estudos recentes apontam que as cucurbitacinas presentes no pepino teriam alto poder anticancerígeno.

Sua formação predominante é de água, portanto, o pepino tem ótima atuação no combate à retenção de líquidos no corpo, bem como, mostrou-se eficaz em ajudar o corpo a reagir à eventos inflamatórios a partir da neutralização de enzimas que promoviam tal condição.

Com boa concentração de antioxidantes, o pepino também atua no fortalecimento e na manutenção do funcionamento do sistema imunológico do nosso organismo.

O pepino também é muito usado para refrescar o hálito e o estômago, ajudando assim a melhorar seu funcionamento e promover sensação de bem estar.

Com alta concentração de vitaminas do complexo B, em especial as vitaminas B1, B5 e B7, o pepino também é usado para melhorar o humor, combatendo o estresse das pessoas.

Finalmente, o pepino é uma fonte de potássio o que é crucial para a manutenção da saúde do coração, pois atua na regulação da pressão arterial, uma das condições mais problemáticas na saúde das pessoas.

Além disso, o potássio presente no pepino é o elemento mais importante para manter o equilibro dos órgãos do corpo, pois é necessário que os níveis de potássio estejam equilibrados para evitar mau funcionamento de vários órgãos no nosso organismo.

Nesse sentido, o pepino é excelente para ajudar a manter esse equilíbrio, sendo muito mais do que apenas um alimento que complementa a dieta. Não importa se o seu interesse seja o de emagrecer, para uma vida mais saudável, consuma pepinos regularmente.

Fonte: melhorcomsaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.