Odeia o som das pessoas mastigando? Você pode ter essa condição!

Imagine a cena: você chega em casa depois de um dia cansativo, deita no sofá para relaxar e o vizinho começa a fazer barulho a algumas paredes de distância. Se irritar com esse tipo de som é algo perfeitamente normal, de fato, poucas pessoas conseguiriam ignorar o barulho num momento desses.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Mas quando você se irrita frequentemente com alguns tipos de sons como o de uma pessoa mastigando, o click de uma caneta ou até uma torneira pingando, a causa pode ser outra.

Estamos falando da misofonia, uma condição na qual a pessoa reage de forma intensa e negativamente a pequenos sons que a maior parte das pessoas não repara ou não dá importância.

Muitas pessoas que conhecem alguém com misofonia acham que isso é algum tipo de exagero da parte delas, mas esse incômodo é real. Pessoas com misofonia podem desencadear diversos sintomas, como:

Agitação;
Vontade de fugir do local do barulho;
Evitar ocasiões onde sabe que vai ouvir certos barulhos incômodos;
Reagir de forma exagerada a um barulho simples.

De acordo com um estudo recente, 80% desses ruídos que tanto incomodam as vítimas da misofonia estão relacionados com a boca.

Em outras palavras, o barulho da mastigação, da deglutição, a tosse e o espirro, por exemplo, são o grande vilão.

Em raros casos podem surgir também sintomas físicos como aumento dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, problemas de estômago ou dor no maxilar, por exemplo.

Embora não exista um teste para diagnosticá-la, prestar atenção nestes sintomas pode ser um ótimo teste para indicar se uma pessoa possui misofonia. Mas se esse for o seu caso, ou se você conhece alguém assim, o que fazer?

Em geral, o tratamento mais recomendado é o da terapia. A terapia cognitivo comportamental por exemplo, pode ser de grande ajuda, pois orienta o paciente de forma a mudar os sentimentos negativos que têm em relação a certos tipos de som.

Em casos mais severos, pode também ser necessário acrescentar outros barulhos no ambiente para disfarçar os sons irritantes ou até mesmo utilizar tampões de ouvido para reduzir a sensibilidade ao som.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.