Os benefícios e usos surpreendentes do óleo de coco extra virgem

O óleo de coco extra virgem tem muitos benefícios para os cuidados com os cabelos, a imunidade, cuidados com a pele e para a saúde digestiva. Este óleo é amplamente utilizado em todo o mundo e sua popularidade continua a subir. Quantos desses benefícios você conhece? Aprenda aqui:

Óleo de coco para cabelo

O óleo de coco é benéfico para o seu cabelo e couro cabeludo porque ajuda o seu cabelo a crescer forte e saudável. Também pode ajudar a restaurar quaisquer proteínas perdidas de seu cabelo, que pode deixar seu cabelo quebrado e sem graça. É o ingrediente principal para muitos shampoos, condicionadores, e tratamentos contra a caspa.

Para manter seu cabelo saudável e brilhante, simplesmente massageie sua cabeça com óleo de coco frequentemente. Isso não só irá beneficiar o seu cabelo, mas também o seu couro cabeludo, garantindo que ele permaneça úmido e sem caspa. O óleo de coco também pode ajudar no tratamento contra piolhos.

Hidratação com óleo de coco

O óleo de coco é um hidratante excelente que não cria reações em sua pele. Pode ser usado em todos os tipos da pele além de reduzir a aparência de linhas finas, rugas e pele flácida.

O óleo de coco também contém antioxidantes, por isso pode ajudar a prevenir sinais de envelhecimento prematuro. Ele pode ajudar com o tratamento de eczema, psoríase, dermatite e infecções.

Para emagrecer

O óleo de coco pode ajudar a perder peso, pois contém ácidos graxos que ajudam neste processo. Por ser fácil de digerir e ajudar a sua tireoide e sistema endócrino a funcionar adequadamente, o óleo de coco extra virgem também aumenta o seu metabolismo e remove qualquer estresse no seu pâncreas, que por sua vez permite que seu corpo para queimar energia mais rapidamente e emagrecer.

Doenças cardíacas

Com altos níveis de ácido láurico o óleo de coco é benéfico para a saúde do seu coração, pois ajuda a prevenir problemas cardíacos, como pressão alta e colesterol alto. O óleo de coco reduz a lesão de suas artérias e ajuda a prevenir a aterosclerose. Estudos também mostraram que o óleo de coco beneficia as mulheres na pré-menopausa mantendo um perfil lipídico saudável.

Digestão

Cozinhar com óleo de coco é benéfico para o seu corpo, uma vez que o óleo de coco ajuda no funcionamento do seu sistema digestivo e alivia problemas digestivos, como a síndrome do intestino irritável. Isso ocorre porque as gorduras saturadas presentes no óleo de coco podem combater os germes, fungos e bactérias que podem afetar sua digestão. O óleo de coco também pode ajudar seu corpo a absorver vitaminas, aminoácidos e minerais.

Imunidade

O óleo de coco contém um grande número de lipídios e ácidos que estimulam seu sistema imunológico, combatendo fungos, germes, bactérias e vírus. Seu corpo naturalmente converte ácido láurico em monolaurina, que combate vírus e bactérias que causam herpes, gripe, HIV e citomegalovírus.

Infecções

O óleo de coco também pode formar uma camada sobre as feridas ou infecções na sua pele. Isso mantém a sujeira, poeira, vírus ou outros contaminantes fora da ferida. Ele pode ajudar a curar hematomas, aumentando a cicatrização de tecido morto ou danificado.

A versatilidade do óleo de coco foi testada em pesquisas que mostraram outros usos bem-sucedidos, como:

Pancreatite: A pesquisa mostrou que o óleo de coco é também eficaz no tratamento da pancreatite.

Fígado: O óleo de coco contém triglicerídeos e ácidos graxos que são convertidos em energia quando atingem seu fígado. Por isso, evitam a doença hepática, limitando a quantidade de trabalho que seu fígado precisa fazer e impedindo a acumulação de gordura no órgão.

Rim: Pelos mesmos motivos, o óleo de coco ajuda a prevenir doenças renais e da vesícula biliar. Ele pode até ajudar a diminuir o tamanho dos cálculos renais, ou dissolvê-los completamente.

Diabetes: o óleo de coco ajuda seu corpo a melhorar a secreção da insulina e a forma como seu corpo usa a glicose. Portanto, o óleo de coco é benéfico para os diabéticos.

Alívio do estresse: o óleo de coco pode ser calmante e é usado em spas para massagens e alívio do estresse. Você também pode aplicá-lo ao seu couro cabeludo e massagear sua cabeça suavemente para combater a fadiga mental.

Cuidados dentários: o óleo de coco extra virgem também pode ajudar a nossa higiene bucal, uma vez que ajuda nossos corpos a absorver o cálcio que é essencial para manter os dentes fortes e previne a cárie dentária. A pesquisa também mostrou que o óleo de coco pode prevenir o acúmulo de placa e a gengivite.

Ossos: Como dissemos anteriormente, óleo de coco ajuda seu corpo a absorver minerais essenciais, como cálcio e magnésio, que ajudam seus ossos a se desenvolver adequadamente. Portanto, o óleo de coco é um ingrediente importante para as mulheres, especialmente aquelas que são propensas à osteoporose após a meia-idade.

Incrível, não é mesmo? Agora que você sabe os benefícios do óleo de coco extra virgem não perca tempo e incorpore-o à sua rotina de cuidados pessoais!

Fonte: The Surprising Benefits and Uses of Coconut Oil 

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.