Os perigos do mofo para a saúde

Prova disso é o caso da atriz Brittany Murphy, que foi encontrada morta em casa, e do marido dela, que também morreu meses depois.

Todas as suspeitas indicam que a causa estava no lugar onde eles moravam.

A autópsia aponta que Brittany e o marido morreram de anemia severa e pneumonia, causadas por mofo, pois fragmentos de bolor foram encontrados na residência do casal.

Viver com umidade e mofo é um verdadeiro perigo para a saúde. Os esporos produzidos pelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que chegam a causar até infecções muito graves.

Têm sido associadas ainda ao efeito do mofo hemorragias pulmonares, insuficiências do sistema imunológico, fadigas e dores de cabeça, variações de humor e câncer.

mofosaude1

Vale lembrar que mulheres grávidas, bebês e idosos estão entre os que mais sofrem com esse tipo de problema.

Dicas importantes para prevenir o mofo:

  • Fique atento a qualquer infiltração de água. A umidade é o maior criadouro de mofos.
  • Casa bem arejada e limpa também é garantia contra o mofo, por isso é preciso evitar o acúmulo de objetos dentro de casa, assim como tapetes e cortinas, que dificultam a limpeza.

Como combater o mofo:

Para remover o mofo dos azulejos do banheiro e cozinha, faça uma mistura de 100 mL de agua sanitária diluída em um litro de agua.

Com a ajuda de uma esponja, esfregue essa solução sobre os lugares com mofo e deixe agir por cinco minutos; depois, lave com água abundante.

Para remover o mofo do teto e das paredes, o ideal é procurar produtos no supermercado que são específicos para isso.

Eles têm um alto poder antimofo e limpam totalmente os mofo das paredes e teto.

Antes de passar o produto, limpe o teto ou paredes com a solução de água sanitária e água, retire todo o excesso de mofo e aplique o produto antimofo no local, deixe agir por um dia e veja o resultado.

Para evitar o aparecimento de mofo nos armários e guarda roupas, mantenha sempre uma limpeza constante com um pano úmido e um pouco de vinagre, deixe as portas abertas para secarem totalmente e continue o uso normal.

Fonte:  medicinenet

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.