Ovos! Forma saudáveis para consumi-los

Rico em proteínas que garantem o bom funcionamento do organismo, fonte de vitaminas A,D,E,K E complexo B, minerais como o ferro, fósforo, manganês, potássio e ômega 3. O ovo ainda possui a lecitina, que interfere na absorção do colesterol e impede que ele seja captado pelo intestino, diminuindo os níveis de colesterol no sangue . Bem o contrário do que se pensava uma vez, tanto que era visto como um dos responsáveis pelo aumento do LDL.

Existem várias formas de preparar e integra-lo a sua dieta:

Ovos Cozidos

O ovo cozido é menos calórico e elimina as gorduras prejudiciais .O ovo cozido tem em média 75 calorias, enquanto o frito tem 107 .
Comer ovo cru, também não é recomendado , pois há riscos de contaminação pela bactéria Salmonela. Quando exposto ao calor, a bactéria não sobrevive.

Acrescentar Ovos a Salada

Além de enriquecer o prato com proteínas , ele dá um sabor a mais a sua salada.

Fritando o Ovo na água

Ao invés de utilizar óleos , use a água. Basta colocar metade de um dedo de água na frigideira, e quando essa ferver , fritar o ovo normalmente.
Pois os óleos mesmo que vegetais , ao serem aquecidos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem.

ovo

Omelete assada

Você pode assar sua omelete, da mesma forma que iria a frigideira, basta untar uma forma ou usar uma antiaderente e colocar no forno .

Legumes no seu Omelete

Uma ótima opção é fazer um omelete recheado com tomate, cebola, cenoura, abobrinha, chuchu e entre outras opções de legumes fatiados ou ralados.
Deixa além de nutritiva mais saudável.

Cuidados com a conservação

O ideal é armazenar os ovos de forma livre e na prateleira mais alta da geladeira. Evitando os riscos de contaminação.
Lave-os somente na hora de consumir , pois a limpeza destruirá a camada que os protege contra bactérias.

A Nutricionista Fabiana Marangoni , sugere uma receita de Omelete deliciosa e rica em nutrientes :

Rende 2 porções e tem apenas 110kcal.

Ingredientes

2 ovos 1 fatia fina de queijo minas light
½ unidade de tomate não muito maduro
Orégano a gosto
1 colher (chá) de óleo de canola

Preparo
Pique o queijo e o tomate em cubos pequenos e reserve. Bata os ovos juntamente com o orégano e, depois de batido, acrescente o queijo e o tomate. Numa frigideira para panqueca anti-aderente, coloque o óleo de canola e espalhe com uma espátula. Adicione a mistura da omelete e aguarde em fogo baixo até cozinhar. Vire a omelete e deixe dourar. Servir em seguida.

Fonte: minhavida.com.br

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.