Por que a cúrcuma é fantástica para saúde bucal e higiene

A periodontite é a fase da doença bucal que teve início com o processo inflamatório da gengiva e que se estendeu para os tecidos de suporte do dente.

Você já escovou os dentes alguma vez e notou que suas gengivas sangram?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Esse é um sintoma muito comum em pessoas com gengivite. Trata-se do estágio inicial da doença gengival, que pode ser acompanhada também de inchaço e sensibilidade nas gengivas.

Caso a doença evolua, ela pode progredir para uma forma mais severa com danos irreparáveis: a periodontite.

Na periodontite, as gengivas podem se retrair e se soltar dos dentes, formando bolsas ao redor deles. Nesse estágio, eles ficam mais sensíveis e suscetíveis a placa e infecção bacteriana, podendo até cair.

Essa exposição da gengiva também pode tornar o organismo mais propenso a infecções, pois bactérias podem entrar pelas gengivas e se espalharem através da corrente sanguínea.

Há também uma forte ligação entre doenças na gengiva e problemas cardíacos.

Essa associação ocorre pelo fato de que as bactérias e as proteínas inflamatórias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea, o que pode causar problemas e efeitos no sistema cardiovascular.

Apesar de não ter cura, a periodontite pode e deve ser controlada, evitando assim que progrida para estágios cada vez mais severos, comprometendo a saúde dos dentes e de todo o organismo.

Um estudo feito na Grécia trouxe uma boa notícia para quem sofre com a doença, demonstrando que a cúrcuma tem efeito benéfico no combate e prevenção da periodontite e artrite reumatóide.

A periodontite é causada principalmente pela bactéria p. gingivalis, que leva à cárie. É um também um fator de risco para o desenvolvimento da artrite reumática.

Trata-se de uma doença autoimune caracterizada por inflamação que leva à destruição das articulações, perda da função articular e incapacidade, se não for tratada em tempo.

A curcumina parece ter uma atividade antibacteriana eficaz contra a infecção com P. gingivalis, além de prevenir a formação de camadas de bactérias que se alojam nas gengivas.

Além de sua ação antibacteriana, antioxidante e anti-inflamatória, a curcumina exerce ação imunossupressora, suprimindo assim a autoimunidade.

Para obter os benefícios da curcumina na sua higiene oral, você pode usar o açafrão-da-terra puro ou misturado a óleo de coco para fazer a higiene oral.

Confira no final do vídeo nossas sugestões de creme dentais que você pode fazer em casa usando esse maravilhoso ingrediente.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.