Por que a melhor hora para beber café não é a primeira coisa da manhã?

Sendo assim, os pesquisadores determinaram que os melhores horários para beber sua xícara querida são das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Isso porque, nestes horários determinados, os níveis de cortisol no organismo estarão em baixa e a cafeína pode fazer seu trabalho sem obstáculos.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Se você é como a maioria dos americanos, logo após acordar, já começa a preparar um café.

Começar as manhãs tomando uma xícara de café além de ajudar a acordar, pode te deixar mais alerta, energizado e até feliz.

O responsável por te ajudar a acordar mais rápido é a cafeína, que atua no cérebro sobre os receptores do hormônio adenosina, exercendo ação inibidora sobre esse hormônio.

Dessa forma, a cafeína impede que a adenosina aja como redutor da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da temperatura corporal, fatores responsáveis pela sensação de sono.

Mas não é apenas o consumo de cafeína que te ajuda a acordar mais rápido.

Segundo um estudo, cheirar um pouco de café já pode ser o suficiente para te acordar depois de uma noite mal dormida.

Apesar de tudo isso, há ainda um fator mais importante para obter os benefícios do café: a hora em que o consumimos.

De acordo com nutricionistas, se você quiser se sentir acordado e em alerta para realizar melhor suas tarefas durante a tarde, talvez não deva consumir cafeína logo que acordar. O motivo?

Quando despertamos, nosso organismo está produzindo elevadas doses de cortisol, o hormônio do estresse responsável por nos deixar ansiosos.

Se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol tendem a se elevar ainda mais. Se você é uma pessoa ansiosa, isso pode ser bastante prejudicial.

O ideal é aguardar os níveis de cortisol baixarem antes de consumir o café. Senão, tanto a cafeína quanto o cortisol irão baixar seus níveis algumas horas depois, deixando você cansado de qualquer forma.

Se você não consegue ficar sem seu café pela manhã, experimente tomar uma xícara 2 a 3 horas depois de acordar. Esta mudança deve ser feita aos poucos, caso você já tenha o hábito de ingerir cafeína logo ao despertar.

Com uma transição repentina, você pode acabar se sentindo mais cansado que o normal. Lembre-se que a melhor maneira de não se sentir sonolento pela manhã é dormir bem.

E o café tem uma grande parcela de culpa nesse assunto: Evite tomar mais do que 4 xícaras de café por dia e prefira consumir sua dose diária de cafeína pelo menos 6h antes do horário em que você normalmente vai dormir.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.