Por que comer ovos é tão saudável?

Se você esta sem tempo pra ler a matéria, veja o vídeo abaixo:

De acordo com o ditado popular ”Tudo que é demais faz mal”. Em muitos casos, esse ditado é usado para desencorajar o consumo excessivo de ovos, devido à sua má-reputação de serem pouco saudáveis e de aumentarem o colesterol.

Os ovos contêm entre 180mg e 186mg de colesterol. Entretanto, nosso corpo produz por volta de 1000mg a 2000mg de colesterol por dia. Além disso, nosso corpo tem a capacidade de ajustar essa produção ao colesterol que ingerimos.

Portanto, os ovos não aumentam a quantidade de colesterol no nosso corpo.

Agora que sabemos disso, vale a pena ver quais são os benefícios dos ovos para nossa saúde.

1. Colesterol

Vamos começar com o colesterol, já que é o maior argumento contra o consumo de ovos. Os ovos contém lipoproteínas de alta densidade que são essenciais para o funcionamento do cérebro e do corpo. Essas lipoproteínas mantém a estabilidade das células e ajudam na produção de vitamina D e hormônios.

Os ovos mantêm o colesterol bom mais alto e o colesterol ruim mais baixo. Apesar de algumas pesquisas comprovarem que ovos aumentam a chance de ocorrência de doença cardiovascular em diabéticos, eles são relativamente saudáveis para se consumir.

A melhor forma de controlar o seu colesterol é manter uma dieta saudável e ter hábitos saudáveis.

2. Nutrientes

Os ovos possuem uma grande variedade de nutrientes. Dentre eles estão a vitamina A, vitamina E, vitamina B6, vitamina B12, tiamina, vitamina B2, ferro, fósforo, magnésio e selênio. Os ovos realmente trazem um coquetel de vitaminas e nutrientes em sua composição e é por isso que devemos consumi-los regularmente.

3. Ajuda na Visão

Os ovos tem nutrientes como a luteína e a zeaxantina, muito benéficos para a saúde. Esses nutrientes diminuem a incidência de degeneração macular, que pode provocar cegueira na velhice. Além disso, possui carotenoides que aumentam a visão noturna e diminuem em pelo menos 50% a chance de desenvolver catarata. Os ovos também protegem sua vista dos danos causados pelo sol.

4. Protege seu cérebro

Ovos contém uma substância chamada colina que ajuda nas funções cerebrais, especialmente a função de memória. Médicos recomendam suplemente de colina para gestantes, de modo a evitar problemas de desenvolvimento do feto.

Por conta da alta concentração de colina, presente nos ovos, grávidas são incentivadas a aumentar o consumo de ovos durante a gestação.

5. Ajuda na saúde dos ossos

Com tantos nutrientes, não é uma surpresa que os ovos também ajudem na manutenção da densidade dos ossos do corpo. Ovos contém cálcio e vitamina D, cuja função é ajudar na absorção do cálcio. O cálcio é importante, pois ajuda na coagulação do sangue e na contração dos músculos.

6. Ajuda a criar massa muscular

Dois ovos contém a mesma quantidade de proteína de uma porção de carne, sem conter a gordura e o ácido da carne. Em algumas versões da dieta do ovo, sugere-se comer somente a clara, entretanto, metade da proteína do ovo concentra-se na gema. Comer ovos ajuda a melhorar sua dose de proteína e a desenvolver músculos.

7. Perda de peso

Por serem cheios de nutrientes e proteínas, os ovos nutrem e saciam a fome. Ainda sim, ovos tem poucas calorias. Comer ovos no café da manhã mantém a sensação de saciedade por mais tempo, segundo várias pesquisas. Por conta disso, ovos podem ajudar no processo de perda de peso e na redução de gordura do corpo.

Portanto, lembre-se: ovos fazem muito bem à saúde. São poucos os casos de pessoas com restrições para comer ovos. Geralmente essas restrições são por conta de doenças específicas.

Por conta disso, não perca a chance de comer ovos regularmente. Agora que você já sabe dos benefícios, aproveite os nutrientes dos ovos ao máximo!

Fonte: 7 Reasons You Need To Eat More Eggs

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.