Por que você precisa de inulina e como obtê-la

Você saberia dizer o que o alho, a cebola, o aspargo, o inhame, a alcachofra, a banana e o trigo tem em comum?

Todos esses alimentos e muitos outros possuem em sua composição uma fibra chamada de inulina.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_IQUC13AgyE

Sabemos que as fibras fazem parte de uma dieta saudável, pois ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue ao regular os níveis de insulina, além de reduzirem os níveis de colesterol no sangue e melhorar o trânsito intestinal.

Mas o que torna a inulina tão especial?

Trata-se de uma fibra solúvel que não é absorvida pelo nosso intestino, mas é considerada um prebiótico, que serve como alimento para as bactérias que residem no trato intestinal. Com isso, beneficiamos a flora intestinal, regulando assim a função do intestino e melhorando a imunidade.

A inulina possui muitos outros benefícios, que vão te fazer querer incluí-la na sua dieta:

Ajuda no emagrecimento
A inulina ao ser ingerida atua de forma a tornar a digestão mais lenta, o que impede que o açúcar seja liberado muito rapidamente no organismo. Esses picos de açúcar são responsáveis não só por nos deixar com fome mais rápido, mas também contribuir para o acúmulo de gordura. Esse benefício é especialmente importante também para portadores do diabetes.

Combate problemas intestinais
A Inulina aumenta a hidratação das fezes e diminui a presença de bactérias ruins, reduzindo não só a fermentação das fezes que causam as cólicas, como também melhorando a estrutura do bolo fecal, diminuindo a inflamação do intestino e a diarréia. Essas bactérias patogênicas também podem causar lesões no intestino que eventualmente podem se tornar malignas. Por essa razão, o consumo da inulina têm sido associado a uma menor incidência de câncer no cólon.

Previne e trata da osteoporose
Um benefício muito importante da inulina é o de aumentar a absorção de diversos minerais presentes na dieta, como o cálcio e magnésio, além de outros nutrientes. Com maior disponibilidade de cálcio, há um aumento na densidade óssea podendo inclusive ajudar na recuperação de fraturas.

Amiga do coração
Níveis altos de triglicerídeos no sangue estão relacionados com o surgimento de diversos problemas e doenças do coração. A inulina é capaz de diminuir a produção dessa gordura além do colesterol, reduzindo sua absorção por parte do intestino.

Melhora o sistema imune
Ao favorecer o crescimento de boas bactérias no intestino, a inulina acaba beneficiando também o sistema imunológico, que fortalecido ajuda a prevenir muitas doenças, resfriados e gripes comuns.

Além dos alimentos que citamos no início desse vídeo, você pode ingerir mais inulina comendo tomate, cevada, centeio, bardana, aspargo, chicória e alho francês.

✅ INSCREVA-SE NO CANAL AQUI ► https://goo.gl/JWAeet

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.