Problema com gengivas retraídas? Veja como tratar gengivite com remédios naturais

A doença das gengivas, conhecida como gengivite , tem como sintomas mau hálito persistente , gengiva vermelha ou inchada , sangramentos , gengiva recuadas e dentes soltos. Se não for tratada pode evoluir para periodontite, levando a complicações.

A principal causa da doença é má higiene oral, levando ao acumulo de placas sob a linha da gengiva. A placa se acumula, quando as bactérias atingem a margem do dente e da gengiva.

Fatores como fumar, predisposição genética, má nutrição, alterações hormonais, estresse, medicamentos, diabetes e outras doenças também contribuem para o problema.

Há alguns remédios caseiros que você pode fazer para aliviar os sintomas e tratar a gengiva, além de prevenir complicações.

1. Peróxido de Hidrogênio

Atua como agente antibacteriano, capaz de matar os germes e combater a gengivite. Além disso , ajuda a clarear os dentes.

Misture partes iguais de peróxido de hidrogênio e água. Enxague a boca com a solução por alguns segundos e cuspa. Certifique-se de usar o peróxido de hidrogênio 3%, que normalmente vem em frascos marrons. Repita algumas vezes na semana, até que esteja satisfeito com o resultado. Uma vez ao dia é o suficiente.

tratar-gengiva-retraida-e-gengivite-com-remedio-natural

2. Aloe Vera

Devido as propriedades anti-inflamatórias e curativas, a aloe vera é indicada também para tratar a gengivite. Com seu ativo antimicrobiano, ajuda a eliminar as bactérias causadoras da doença.

Faça massagens na gengiva com gel de aloe vera, deixando agir por cerca de 30 min, e enxaguando na sequência.
Repita várias vezes ao dia. Você pode alterar com suco de aloe vera algumas vezes.

3. Oil Pulling

Oil Pulling é uma técnica tradicional, que ajuda a fortalecer dentes, gengivas, reduz a placa e alivia o mau hálito.

Coloque uma colher de óleo de coco na boca entre os dentes. Faça isso por 15 min ou até que sinta que ele se tornou mais fino e leitoso.

Não engula e nem gargareje esse óleo. Jogue fora e enxague sua boca. Repita o processo diariamente por cerca de 30 dias.

4. Óleo de árvore do chá

As propriedades anti-inflamatórias do óleo de arvore do chá, ajudam nas gengivas irritadas e inflamadas.

Para tratar, basta colocar algumas gotas do óleo em seu creme dental e escovar os dentes duas vezes ao dia com ele. Não engula o óleo.

5. Óleo de Coco

As propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ajudam no tratamento natural a gengivite. Combinar o óleo de coco com bicarbonato de sódio ajudaram a neutralizar os ácidos da boca.

Misture duas colheres de sopa de óleo de coco com duas colheres de sopa de bicarbonato. Use essa mistura, no lugar do creme dental uma ou duas vezes na semana, de forma regular.

Além desses remédios caseiros, faça sempre uma boa higiene bucal, incluindo escovação diária, uso de fio dental e enxague bucal, para reduzir o acúmulo de placas nos dentes. Faça também consultas odontológicas regularmente.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.