Qual a cor do seu xixi? Saiba o que isso pode indicar sobre sua saúde

Você já reparou na cor da sua urina? A urina normal tem a cor amarela. Mas alguns fatores podem mudar a cor da urina, e ela pode ficar muito clara ou muito escura.

A urina é um líquido estéril que é expelido pelo corpo e um produto do metabolismo celular.

Alimentos, bebidas e doenças podem alterar a aparência da urina. O que causa a cor amarela da urina normal é o pigmento chamado urocromo ou urobilina.

A sua urina ficara mais escura (âmbar) sempre que você não receber quantidade suficiente de líquidos e beber pouca água. Neste caso, o que você precisa fazer é beber mais líquidos, de preferência, claro, água.

E se sua urina ficar muito clara? Isso é um bom sinal.

Normalmente, quanto mais clara a urina é, mais saudável está você. Pessoas que bebem regularmente água, limpam e clareiam a urina, o que é um sinal de que seu corpo está adequadamente hidratado.

Se a micção aumentar, especialmente se a urina for de cor clara e não houver grande ingestão de água, pode ser um sinal de diabetes.

Às vezes, em algumas pessoas, a urina torna-se clara após o uso excessivo de álcool.

cor_da_urina_-_edit_2

E uma das razões para o aumento da frequência urinária é que o álcool (especialmente a cerveja) é um diurético, ou seja, ele aumenta a vontade de fazer xixi. O álcool leva a um aumento na micção e, por isso, seu corpo deve extrair água de outros órgãos.

A urina pode ficar rosa, azul, verde, laranja, e essa variação normalmente é causada por alimentos, como algodão-doce, beterraba, aspargo.

Você sabia que a hepatite deixa a urina muito amarela?

Sangue na urina é preocupante, pois pode indicar uma doença grave, como câncer renal, aumento da próstata e pedras na bexiga.

A urina com espuma mostra que você está ingerindo proteína em excesso, mas também pode ser sinal de doença nos rins.

Você deve se preocupar e consultar seu médico se:

– não consegue controlar a vontade defazer xixi

– está urinando mais do que o habitual e sem aumentar o consumo de líquidos

– está tendo dificuldade para urinar

– está urinando menos que o habitual

– acorda várias vezes à noite para urinar

– urina apenas pequenas quantidades de cada vez

– sente dor ao urinar

Normalmente uma mudança drástica na cor da urina é causada por algo que você consumiu durante o dia.

Se elas forem frequentes (mesmo sem motivo alimentar para isso) e ocorrer um ou mais desses sintomas, procure um médico!

Fonte:  health.clevelandclinic

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.