Remédios caseiro para a síndrome das pernas inquietas

Você tem sensações de que suas pernas o mantém acordado, mesmo que o resto do seu corpo esteja pronto para cair profundamente no sono?

Fique tranqüilo (sem trocadilhos), você pode ter Síndrome das Pernas Inquietas (SPI), uma desordem neurológica que afeta aproximadamente 12 milhões de americanos.

Sensações desagradáveis ​​como latejamento, fisgadas e um desejo incontrolável de mover suas pernas são sintomas característicos desta doença. Eles aparecem mais à noite, quando a pessoa esta relaxando ou em repouso.

SPI afeta pessoas de todas as idades, e, geralmente, o quadro se agrava com a idade. As mulheres parecem ser mais propensas a SPI do que os homens.

Remédio Caseiro para a Síndrome das Pernas Inquietas

A causa exata da síndrome das pernas inquietas é desconhecida. No entanto, tem sido associado com gravidez, obesidade, tabagismo, deficiência de ferro e anemia, doença do nervo, diabetes, insuficiência renal, hipertensão arterial e doenças do coração.

Medicação prescrita pode ajudar a tratar o problema, mas você também pode escolher a via natural, com os remédios caseiros que podem acalmar as pernas e ajudá-lo a ter uma boa noite de sono.

Aqui estão os 10 melhores remédios caseiros para a síndrome das pernas inquietas ou SPI. O período de tempo necessário para estes remédios funcionarem varia dependendo da gravidade dos seus sintomas.

1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um alimento alcalino que pode ajudar a equilibrar os níveis de pH no organismo, bem como melhorar a absorção de nutrientes. Assim, o vinagre de maçã é usado para o tratamento de SPI.

• Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã para um copo de água morna. Saboreie lentamente cerca de meia hora antes de ir para a cama. Faça isso diariamente. Se você não puder suportar o gosto, comprimidos de vinagre de maçã são uma opção, mas é uma boa idéia perguntar ao seu médico antes de iniciar de suplementar este ingrediente.
• Alternativa, neste caso: esfregue suavemente uma pequena quantidade de vinagre de maçã em suas pernas antes de ir para a cama todas as noites.

2. Banho Quente e Frio no Pé

Alternando uso de banhos com água morna e fria nos músculos das pernas pode ajudar a reduzir as cólicas e aliviar a dor associada com SPI. O calor promove a circulação sanguínea, enquanto o frio reduz a inflamação.

1. Encha um balde com água fria e outra com água quente suportável.
2. Coloque os pés na água quente durante três minutos.
3. Em seguida, mergulhe-os em água fria por 10 a 60 segundos.
4. Repita duas ou três vezes.
5. Faça este tratamento duas vezes por dia para obter resultados eficazes.

3. Melaço preto

Melaço preto é rico em ferro, o qual se acredita tratar os vários sintomas da síndrome das pernas inquietas.
Um componente integral da hemoglobina, o ferro ajuda a transportar oxigênio dos pulmões para o resto das células do corpo. O ferro também é necessário para a energia e o metabolismo.

Ele também contém outros minerais como o cálcio e o potássio. Você pode encontrar melaço preto na maioria das lojas de alimentação natural ou saudável.

1. Misture uma colher de sopa de melaço preto em um copo de água.
2. Beba a solução meia hora antes de ir para a cama.
3. Faça isso diariamente para obter melhores resultados.

Você também pode beber uma combinação de uma colher de sopa de melaço preto e vinagre de maçã misturado em um copo de água.

4. Sal de Epsom

Um banho de sal de Epsom diretamente antes de ir para a cama pode ajudar a dormir melhor durante a noite. A elevada quantidade de sulfato de magnésio presente no sal de Epsom ajuda a aliviar as dores musculares e acalmar os nervos.

1. Despeje uma xícara de sal de Epsom em uma banheira com água quente. Mexa com a mão para ajudar o sal a se dissolver na água.
2. Mergulhe na banheira por pelo menos 30 minutos.
3. Faça isso diariamente.

5. Água Tônica

Água tônica é uma bebida gaseificada que contém quinino, um composto que pode ajudar a resolver o sistema nervoso e proporcionar alívio de vários sintomas da síndrome das pernas inquietas. Ele atua como relaxante muscular e melhora o fluxo sanguíneo para os músculos.

Grandes doses de quinino pode causar efeitos colaterais negativos, mas em 240 ml de água tônica existem apenas 20 mg de quinino, o que é seguro de usar.

Beba um quarto do copo de água tônica antes de ir para a cama todas as noites. Engula lentamente de modo que o corpo tenha tempo para absorver o quinino.

6. Cânfora

Cânfora tem propriedades terapêuticas e antiespasmódica que ajudam a aliviar a inflamação e aliviar os sintomas da SPI.

• esfregue suavemente uma pequena quantidade de óleo de cânfora em suas pernas antes de ir para a cama. Em poucos minutos, a sensação de formigamento nas pernas irá embora. Faça isso diariamente.
• você pode usar creme de cânfora da mesma forma.

7. Óleo de coco

O óleo de coco tem sido relatado como um tratamento eficaz para a síndrome das pernas inquietas. Ele pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea e relaxar os nervos para ajudá-lo a dormir tranquilamente à noite.

1. Aqueça levemente um pouco de óleo de coco e, em seguida, esfregue-o sobre suas pernas.
2. Massageie as pernas em movimentos circulares, fazendo massagem para cima a partir dos tornozelos.
3. Faça isso diariamente para relaxar os músculos.
Você também pode usar óleo de mostarda quente da mesma maneira.

8. Camomila

A camomila é uma erva que atua como um sedativo suave para relaxar os nervos e músculos. O uso regular irá promover sono tranquilo.

• Desfrute de uma xícara de chá de camomila para aliviar a tensão e estresse nos nervos e músculos. Beba de uma a duas horas antes de deitar.
• Em alternativa, massageie as pernas com óleo de camomila por alguns minutos antes de ir para a cama.

9. Hortelã

Hortelã tem alto teor de mentol que pode ajudar a entorpecer os sentimentos inquietos em suas pernas e proporcionar alívio e acalmar dores musculares.

• Beba um copo de chá de hortelã antes de ir para a cama, isso irá relaxar os músculos e promover o sono repousante. Na verdade, até três a quatro xícaras de chá de hortelã em um dia é considerado saudável.
• Como alternativa, aplique óleo de hortelã diretamente sobre as pernas e, em seguida, massageie suavemente suas pernas por cinco a 10 minutos. Isso ajudará a aliviar a tensão.

10. Óleo de lavanda

Óleo de lavanda é usado como um relaxante e, portanto, pode ajudar a reduzir os sintomas de SPI. O odor aromático do óleo tem um efeito calmante que irá ajudá-lo a dormir melhor.

• Basta esfregar algumas gotas de óleo de lavanda na parte inferior de cada pé antes de ir para a cama todas as noites.
• Em alternativa, adicione algumas gotas de óleo de lavanda em uma pequena banheira de água morna. Mergulhe os pés nesta água por 10 minutos antes de ir para a cama todas as noites.

Você pode experimentar alguns deles, para determinar qual funciona melhor para você. Além disso praticar  exercício físico e ter uma boa alimentação podem ajudar a reduzir os sintomas da SPI.

Fonte:  healthline

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.