Remédios caseiros e naturais para azia

Azia é caracterizada por uma sensação de queimação e dor no estômago e no peito. A sensação de ardor é causada por sucos ácidos do estômago subindo para o esôfago quando a válvula entre o esôfago e estômago não fecha corretamente.

É por isso que a azia muitas vezes ocorre depois de comer alimentos gordurosos, fritos ou alimentos ácidos.

Outros sintomas comuns deste problema são os gases, náuseas, distensão abdominal, dificuldade em respirar e um gosto amargo na boca e na garganta. Uma variedade de tratamentos naturais podem proporcionar alívio.

remedio natural para azia e ma digestao

Aqui estão os principais remédios caseiros para azia.

Estes remédios caseiros também podem ser usados em caso de azia na gravidez porque são eficazes e não comprometem o desenvolvimento do bebê. Confira um outro método para acabar com a azia: Reflexologia para aliviar a azia.

1. Chá de hortelã para azia

Um bom chá que pode ser usado para combater a azia pode ser feito com hortelã, erva-cidreira e anis estrelado.

Ingredientes
1 colher de sopa de hortelã
1 colher de sopa de erva-doce
1 xícara de água

Modo de preparo
Ferver a água e adicionar os outros ingredientes, devidamente tapado. Coar e beber quando estiver morno.

2. Bicarbonato de sódio para azia

O bicarbonato de sódio diluído em água porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, irá diminuir a acidez do estômago, combatendo a azia.

Ingredientes
1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
100 ml de água

Modo de preparo
Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

3. Chá de espinheira-santa para azia

Um outro bom remédio para combater a azia é o chá de espinheira-santa porque possui propriedades digestivas.

Ingredientes
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de espinheira-santa

Modo de preparo
Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar.

4. Suco para combater a azia

Se você não gosta de chá pode tomar um suco de pera fresco porque ele também ajuda a combater a azia e queimação, e auxilia na digestão.

Para preparar basta bater no liquidificador 2 peras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.

A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Outras frutas que possuem as mesmas propriedades e que podem ser utilizadas para fazer um suco contra a azia incluem a banana d’água madura, a maçã (vermelha) e o melão.

Para aliviar azia não beba água e nenhum outro líquido, evite comer carnes, alimentos gordurosos e frituras, preferindo alimentos naturais.

Fonte:  everydayroots

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.