Remédios caseiros para aumentar a imunidade

O sistema imunológico é o mecanismo de defesa do nosso organismo para lidar com invasores. É a segunda linha de defesa do nosso corpo, depois de barreiras físicas como a pele e as membranas mucosas.

O sistema imunológico está localizado ao longo do corpo e inclui a glândula timo, o baço, a medula óssea e uma vasta rede de nodos linfáticos. É composto por muitas células, proteínas, tecidos e órgãos.

A função principal do sistema imunológico consiste em prevenir e combater infecções, germes e câncer. Ele funciona 24/7 para manter nosso corpo saudável e evitar problemas.

Um bom sistema imunológico é essencial para o bom funcionamento do corpo. Quando o sistema imunológico torna-se prejudicado, pode causar sintomas como doença freqüente, alergias, fadiga, problemas digestivos, atraso no crescimento e desenvolvimento lento.

Vários fatores contribuem para a função imunológica baixa. Alguns fatores comuns são estresse emocional, privação de sono, deficiências de vitaminas, falta de exercício físico, excesso de exposição ao raio ultravioleta (UV) , o uso excessivo de antibióticos, exposição a toxinas ambientais, maus hábitos alimentares e falta de higiene.

Melhorar o sistema imunológico é muito benéfico e relativamente fácil através de mudanças de estilo de vida e alguns remédios caseiros simples.

Aqui estão os 05 melhores remédios caseiros para aumentar a imunidade.

1. Alho

O alho é um reforço imunológico natural. Um estudo de 2009 publicado na Environmental and Molecular Mutagenesis descobriu que o alho melhora as funções do sistema imunológico e tem propriedades antibacteriana, antifúngica e antiviral.

Seu ingrediente ativo, alicina, ajuda a combater infecções e bactérias. Além disso, o alho tem vitaminas C e B6 juntamente com os minerais selénio e manganês que ajudam a estimular o sistema imunológico.

• Coma de 2 a 3 dentes de alho cru com o estômago vazio diariamente.
• Além disso, adicione o alho esmagado a seus pratos. Evite cozinhar muito o alho pois pode destruir seus compostos ativos.
• Você também pode tomar suplementos de alho, mas apenas sob a supervisão de um médico.

2. Açafrão

Açafrão tem antioxidantes que são importantes para a sua saúde, bem como o sistema imunológico. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres e ajudam o seu sistema imunológico a funcionar corretamente.

A curcumina, o composto ativo no açafrão, ajuda a melhorar a “ordem” das membranas celulares, o que torna as células mais resistentes à infecção.

• Beba um copo de leite açafrão diariamente. Para fazer o leite, ferva 1 colher de chá de açafrão em pó em 1 xícara de leite. Adicione um pouco de mel e beba.
• Além disso, inclua açafrão em sua cozinha.
• Você também pode tomar suplementos de açafrão, depois de consultar um médico.

3. Iogurte com Probiótico

Comer iogurte com probiótico todo dia é um dos melhores remédios caseiros para a baixa imunidade. Iogurte probiótico contém bilhões de organismos intestinais amigáveis (probióticos) que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Ele favorece o desenvolvimento de células sanguíneas brancas e anticorpos, que por sua vez reduz a incidência e duração de infecções.

• Coma 2 copos de iogurte probiótico com lactobacilos vivos diariamente.
• Você também pode beber uma batida feita com iogurte e frutas que melhoram a imunidade como bananas maçãs, mirtilos e morangos.

4. Limão

O limão contém vitamina C, que desempenha um papel importante na promoção da sua imunidade. A vitamina C ajuda as células brancas do sangue a funcionar corretamente para que elas possam responder rapidamente às infecções.

O limão também ajuda na eliminação de toxinas do corpo, assim como ajudando a manter seu peso corporal.

1. Esprema o suco de ½ limão em um copo de água purificada e morna.
2. Adicione um pouco de mel.
3. Beba-o com o estômago vazio todas as manhãs.
4. Aguarde 30 minutos, e depois desfrute da sua pequena refeição.

5. Chá Verde

Beber chá verde regularmente é um outro remédio caseiro simples para aumentar a imunidade. De acordo com um estudo de 2011 pela Universidade Estadual de Oregon, vários compostos benéficos do chá verde ajudam a aumentar as “células T reguladoras” no corpo que desempenham um papel fundamental na função imunológica e na supressão de doenças auto-imune.

Os antioxidantes no chá verde protegem o corpo contra danos dos radicais livres, o que é essencial para manter o sistema imunológico funcionando normalmente.

1. Deixe em infusão um saco de chá verde em um copo de água quente por 5 minutos.
2. Retire o saco de chá, adicione mel e beba.
3. Beba de 2 a 3 xícaras de chá verde diariamente.

Fonte:  verilymag

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.