Remédios caseiros para dor de garganta

Uma dor de garganta é o resultado de uma inflamação da faringe, o tubo que se estende à partir da parte de trás da boca até o esôfago.

Algumas das principais causas desta condição são infecções virais, bacterianas, fúngicas ou; irritações causadas por poluição, tabagismo, refluxo ácido, ou ar seco; gritaria excessiva; ou algum tipo de reação alérgica. Uma dor de garganta é frequentemente acompanhada por uma dor de cabeça, dor de estômago, glândulas inchadas e frias comuns no pescoço.

Dores de garganta, embora muito comuns, podem ser dolorosas e desconfortáveis. Em vez de fazer uma consulta com um médico, você pode tentar alguns remédios naturais simples que irão ajudar a aliviar a dor e, dependendo da causa, possivelmente curar o problema.

Aqui estão os 10 melhores remédios caseiros para dor de garganta.

1. Limão

Você pode usar limões frescos para obter alívio da dor de garganta, pois ajudam a remover o muco.

• Tente limonada quente com mel. Misture o suco de meio limão e uma colher de chá de mel em um copo de água morna. Saboreie lentamente.
• Outra opção é gargarejo com suco de limão recém-passado diluído com uma quantidade igual de água morna.
• Você também pode pegar metade de um limão e salpicar sal e pimenta sobre ele. Lentamente lamba o limão.

Remédios Caseiros para Dor de Garganta

2. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é útil para o tratamento de uma dor de garganta devido às suas propriedades antibacterianas.

• Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de chá de suco de limão e mel para um copo de água morna e beba devagar. Faça isso duas ou três vezes por dia. Logo você vai obter alívio da dor e da inflamação.
• Você também pode fazer uma solução de gargarejo com vinagre de maçã. Misture uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna. Gargareje com ele várias vezes ao dia.

3. Canela

Canela pode ser utilizada para tratar a garganta inflamada causada pelo resfriado comum.

• Adicione uma colher de chá de canela em pó e pimenta preta em pó com um copo de água morna. Você também pode adicionar gengibre. Coe a solução e gargareje duas ou três vezes por dia.
• Outra opção é misturar algumas gotas de óleo de canela e uma colher de chá de mel puro. Coma isso duas vezes por dia para obter alívio da dor e inflamação associada à dor de garganta.

4. Água Salgada

Uma das melhores maneiras de obter alívio da dor de garganta é fazendo gargarejo com água salgada. Sal funciona como um anti-séptico e ajuda a tirar água das membranas mucosas da garganta. Isso reduz o catarro e reduz a inflamação, o que lhe dá alívio imediato.

1. Misture meia colher de chá de sal em um copo de água morna. Se você não gostar do sabor salgado, adicionar uma pequena quantidade de mel.
2. Gargareje com a solução. Não engula. Cuspa a água depois do gargarejo.
3. Faça isso ao menos quatro vezes por dia para obter melhores resultados.

5. Alho

O alho tem propriedades antibacterianas e anti-sépticas, juntamente com outras propriedades medicinais que podem ajudar a tratar ou prevenir dores de garganta.

• Coma um dente de alho cru por dia para liberar a substância química conhecida como alicina que ajuda a matar as bactérias que podem estar causando a dor de garganta.
• Como alternativa, você pode usar óleo de alho. Adicione algumas gotas de óleo de alho para um quarto de copo de água e faça gargarejos com ele uma vez por dia.
• Além disso, tente comer alho cru e cozido. Se você não gostar do sabor, você pode tomar pílulas de alho.

6. Olmo

Olmo contém mucilagem, uma substância gelatinosa que reveste a garganta, alivia a dor e reduz a irritação.

1. Adicione uma colher de chá da casca interna do olmo a duas xícaras de água fervente.
2. Deixe em infusão por alguns minutos, e depois coe a solução.
3. Beba-o lentamente, enquanto ele ainda está quente.

Na verdade, você pode usar esta solução para o tratamento de qualquer tipo de doença respiratória ou laringite. Se a erva não estiver disponível, você também pode comprar olmo em forma de cápsula a partir de qualquer drogaria.

7. Mel

O mel tem propriedades antibacterianas, o que pode combater a infecção e acelerar o processo de cicatrização. Ele também funciona como um osmótico hipertônico, o que significa que ele ajuda a tirar água do tecido inflamado e, assim, reduz o inchaço.

• Adicione uma a duas colheres de sopa de mel para um copo de água quente e beba várias vezes ao dia. Você também pode adicionar mel no seu copo de chá de ervas favorito.
• Antes de ir para a cama, coma uma colher de chá de mel, trará alívio, acalmará e ajudará a dormir.

8. Cúrcuma

Outro grande remédio para uma dor de garganta é cúrcuma, que tem poderosas propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias.

• Misture um quarto de colher de chá de açafrão em pó em um copo de água morna. Beba-o lentamente na parte da manhã com o estômago vazio. Faça isso uma vez por dia durante três ou quatro dias.
• Como alternativa, você pode adicionar uma colher de chá de açafrão em pó e uma colher de chá de pimenta preta moída a um copo de leite quente e beber antes de ir para a cama.
• Você também pode bochechar com açafrão para acalmar a garganta. Adicione meia colher de chá de açafrão em pó e meia colher de chá de sal em um copo de água morna e misture bem. Gargareje com esta mistura duas vezes por dia.

9. Raíz de Marshmallow

Raíz de Marshmallow contém mucilagem e, portanto, também pode ser usada para revestir a garganta e aliviar a dor. Chá de raíz de marshmallow é ótimo para uma dor de garganta, juntamente com tosse comum e resfriado. Este remédio não é recomendado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, ou pessoas diabéticas.

1. Adicione uma colher de sopa de raiz de marshmallow seca com uma xícara de água fervente e deixe em infusão por cerca de meia hora.
2. Coe a solução, adicione um pouco de mel e beba.
3. Você pode tomar três copos deste chá de ervas em um dia.

10. Feno Grego

As propriedades de dissolução do muco presentes no feno-grego vão lhe dar alívio imediato da dor e inflamação. Você pode preparar uma solução de gargarejo com sementes de feno-grego, que é muito eficaz para tratar uma dor de garganta.

1. Adicione duas colheres de sopa de sementes de feno-grego a seis copos de água.
2. Ferva por cerca de meia hora. Deixe voltar à temperatura ambiente e depois coe.
3. Gargareje com esta solução três ou quatro vezes por dia.

Da próxima vez que você tiver uma dor de garganta, tente alguns desses remédios para se sentir melhor. No entanto, se a sua dor de garganta durar mais de dois ou três dias, consulte o seu médico.

Fonte:  healthline

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.