Remédios caseiros para gastrite

A gastrite pode ser definida como uma inflamação, irritação ou erosão do revestimento do estômago, conhecida como a mucosa gástrica. Toda ou parte da mucosa gástrica pode estar envolvida, e pode ser classificada como aguda ou crônica.

Os sintomas da gastrite varia de pessoa para pessoa, e muitas pessoas não apresentam sintomas nenhum.

Contudo, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, uma sensação de abdômen cheio após comer, uma queimação ou sensação de corrosão no estômago entre as refeições ou à noite, indigestão, azia, dor abdominal, perda de apetite, fezes escuras e inchaço.

Embora existam várias razões para que as pessoas sofram de gastrite, existem quatro causas principais: infecção da mucosa do estômago pela bactéria Helicobacter pylori, deficiência de vitamina B12, tomar muitos analgésicos ou outros medicamentos anti-inflamatórios, e alimentos ácidos e picantes e bebidas.

gastrite nervosa

Aqueles que bebem muito álcool, adultos mais velhos e pessoas que sofrem de doenças e condições, como o HIV / AIDS, doença de Crohn e infecções parasitárias estão em maior risco de contrair gastrite. Infecções virais ou fúngicas e estresse também podem ser fatores contribuintes.

Os casos leves de gastrite aguda geralmente desaparecem ao final de alguns dias. Além disso, você pode tentar remédios caseiros simples junto com modificações no estilo de vida e dieta para prevenir e controlar o problema.

No entanto, se você sofre de gastrite crônica e experimenta uma série de desconfortos, é aconselhável consultar o seu médico, pois pode levar a úlceras.

Aqui estão os 08 principais remédios caseiros para gastrite:

1. Sementes de carambola

Sementes de carambola são um antiácido natural que é benéfico para gastrite. Elas proporcionam alívio para a acidez e a hiperacidez das mucosas do estômago. Sementes de carambola também podem tratar a indigestão, náuseas e inchaço.

• Misture 1 colher de chá de sementes de carambola em pó e gengibre em pó com um pouco de sal negro. Tome 1 colher de chá desta mistura com um copo de água morna 3 vezes ao dia.
• Outra opção é adicionar uma colher de chá de sementes de carambola em pó e ½ colher de chá de sal negro a um copo de soro de leite coalhado. Beba 2 vezes ao dia.
• Você também pode ferver 2 xícaras de água com 4 colheres de chá de sementes de carambola até que a água reduza pela metade. Coe a mistura e beba ½ xícara dela 2 vezes ao dia.
Siga qualquer um desses remédios até que os sintomas da gastrite vá embora.

2. Gengibre

O gengibre também pode tratar de forma eficaz a gastrite devido às suas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas. Ele pode reduzir a inflamação e tratar a infecção, assim como aliviar os sintomas como dor de estômago, gases, indigestão, náuseas e inchaço.

• Adicione 1 colher de chá de raiz de gengibre fresco picado a 1 xícara de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adicione mel e saboreie este chá devagar. Beba 2 ou 3 vezes por dia durante aproximadamente uma semana.
• Alternativamente, misture ½ colher de sopa de suco de gengibre e mel. Tome antes de sua refeição 2 vezes por dia durante uma semana.
• Você pode até mesmo mastigar um pedaço pequeno de gengibre fresco ou tomar cápsulas de gengibre para tratar gastrite.
Nota: O gengibre pode interferir com medicamentos anticoagulantes e para pressão arterial elevada.

3. Iogurte

O iogurte é um bom complemento para sua dieta, especialmente se você sofre de gastrite. Iogurte com probióticos é particularmente benéfico neste caso.

Os probióticos presentes no iogurte ajudam a proteger o estômago das bactéria H. pylori que causa gastrite. Além disso, iogurte estimula o sistema imunológico a combater infecções mais rapidamente.

• Coma 2 a 3 copos de iogurte com probiótico diariamente até você sentir alívio.
• Você também pode fazer uma mistura com iogurte, banana e mel batidos. Beba 2 ou 3 vezes por dia para recuperação rápida.

4. Camomila

O chá de camomila também pode ser muito útil no tratamento de gastrite. É rico em certos óleos essenciais que são benéficos para o sistema digestivo.

Ele pode até mesmo aliviar as paredes intestinais, proporcionando alívio de dores súbitas e elimina gás. Além disso, é possível reduzir a inflamação do estômago e assim, reduzir o risco de úlceras.

1. Adicione 1 ou 2 colheres de chá de flores secas de camomila com 1 xícara de água quente.
2. Cubra e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
3. Coe e em seguida, adicione um pouco de mel.
4. Beba este chá várias vezes por dia por uma semana.
Nota: Não ferva esta erva pois seus compostos ativos serão destruídos.

5. Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta é outra erva conhecida por tratar gastrite devido à sua atividade anti-inflamatória, propriedades antibacterianas e anti-espasmódicas. Suas propriedades calmantes podem reduzir a inflamação do revestimento do estômago. Além disso, ela pode ajudar a reduzir a náusea, indigestão e azia.

• Você pode mastigar folhas de hortelã frescas ou adicioná-las a suas sopas, saladas e batidas.

6. Morangos

Morangos também podem ajudar a curar a gastrite devido à sua propriedade antioxidante e alto teor de compostos fenólicos. Ele pode ajudar a prevenir o início da inflamação no revestimento do estômago.

Em um estudo de 2011, pesquisadores europeus concluíram que o consumo regular de morangos pode ajudar a reduzir os danos que o álcool faz com a membrana mucosa do estômago.

• Adicione 1 colher de sopa de folhas secas de morango para um copo de água quente. Deixe em infusão por 5 minutos, em seguida, coe. Beba 2 ou 3 vezes ao dia até que os sintomas da gastrite diminuam.
• Para evitar a gastrite, coma alguns morangos diariamente.

7. Alcaçuz

Um remédio popular para gastrite é alcaçuz. Suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes podem reduzir a inflamação e aliviar sintomas como azia, sensação de queimação no estômago, indigestão e muito mais.

Além disso, pode proteger o revestimento interno do estômago de infecção e reduzir o risco de úlceras de gastrite.

• Adicione 1 colher de chá de pó de alcaçuz para um copo de água quente. Cubra, deixe em infusão por 10 minutos e coe. Beba este chá 2 ou 3 vezes por dia durante uma semana.

8. Suco de Batata

Outro remédio eficaz para a gastrite é o suco de batata crua, graças à suas propriedade antiácida e curativas. As propriedades alcalinas das batatas ajudam a reduzir o inchaço, cólicas, excesso de gás e outros sintomas da gastrite.

1. Descasque de 1 a 2 batatas cruas e rale-as.
2. Coloque as batatas raladas sobre uma peneira e pressione com uma colher para extrair o suco.
3. Dilua 1/2 copo de suco de batata com um pouco de água quente.
4. Beba 3 vezes ao dia, 30 minutos antes de cada refeição, durante pelo menos 1 a 2 semanas.

Dicas adicionais

• Beba 2 copos de água de coco todos os dias.
• Corte carne vermelha, pimentas vermelhas, comida azeda, picles, chá e café, doces e bebidas gaseificadas, pois podem irritar a mucosa do estômago. Evite produtos lácteos até que o sistema digestivo esteja curado.
• Regularmente beba chá verde pois pode prevenir a gastrite crónica.
• Coma o seu jantar pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.
• Coma devagar e certifique-se de mastigar bem para facilitar a digestão. Coma pequenas refeições em intervalos regulares para ajudar a reduzir qualquer excesso de acúmulo de ácido no estômago.

Fonte:  top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.