Remédios caseiros para varizes

As varizes são um problema comum em que as veias anormalmente alargadas aparecem perto da superfície da pele. Elas ocorrem geralmente nas pernas e coxas quando as veias desenvolvem paredes fracas ou mal funcionamento das válvulas, que regulam o fluxo sanguíneo.

De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, as varizes afetam cerca de 25 por cento das mulheres e 10 por cento dos homens.

Esta condição pode causar dor, fadiga, inquietação e queimação, latejamento, formigamento ou sensação de peso nas pernas. O aparecimento de veias dilatadas também é uma preocupação para muitas pessoas.

Os fatores comuns que contribuem para varizes são a hereditariedade, ocupações que exigem muito tempo em pé, obesidade, uso de pílulas anticoncepcionais, constipação e alterações hormonais no corpo durante a gravidez, puberdade, e a menopausa.

Remédios Caseiros para Varizes

Tratamentos médicos e cirúrgicos para varizes podem ser muito caros. Você pode tentar alguns remédios caseiros para diminuir a gravidade das varizes, bem como reduzir um pouco o desconforto que elas podem causar.

Aqui estão os 8 principais remédios caseiros para varizes:

1. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um tratamento maravilhoso para varizes. É um produto natural de limpeza do corpo e também melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. Quando o sangue começa a fluir naturalmente, o peso e inchaço das varizes irá diminuir, em grande escala.

• Aplique vinagre de maça não diluído na pele sobre as varizes e massageie suavemente a área. Faça todos os dias antes de ir para a cama e novamente pela manhã. Siga esta receita durante alguns meses para reduzir o tamanho das varizes.
• Adicione duas colheres de chá de vinagre de maçã para um copo de água e mexa bem. Beba a mistura duas vezes por dia durante pelo menos um mês para ver resultados positivos.

2. Pimenta-caiena

Pimenta-caiena é considerado um remédio milagroso para varizes. Sendo uma fonte muito rica de vitamina C e bioflavonóides, aumenta a circulação sanguínea e alivia a dor das veias congestionadas e inchadas.

1. Adicione uma colher de chá de pó de pimenta-caiena em um copo de água quente e mexa bem.
2. Beba essa mistura três vezes por dia durante um ou dois meses.

3. Azeite de Oliva

O aumento da circulação de sangue é essencial para o tratamento de varizes. Massagem com óleo de oliva pode ajudar a aumentar a circulação, reduzindo assim a dor e a inflamação.

• Misture quantidades iguais de azeite de oliva e óleo de vitamina E e aqueça um pouco. Massageie as veias com o óleo quente por alguns minutos. Faça isso duas vezes por dia durante um ou dois meses.
• Você também pode misturar quatro gotas de óleo essencial de cipreste em duas colheres de chá de azeite quente e massagear com esta mistura.

4. Alho

O alho é uma erva excelente para reduzir a inflamação e os sintomas das varizes. Ele também ajuda a quebrar toxinas prejudiciais nos vasos sanguíneos e melhora a circulação.

1. Corte até seis dentes de alho e coloque em um frasco limpo, de vidro.
2. Extraia o suco de três laranjas e adicione ao frasco. Além disso, adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva.
3. Deixe a mistura descansar por cerca de 12 horas.
4. Agite o frasco e, em seguida, coloque algumas gotas da solução em seus dedos. Massageie as veias inflamadas com a solução em um movimento circular durante 15 minutos.
5. Enrole a área com um pano de algodão e mantenha assim durante a noite.
6. Repita diariamente durante vários meses.

Além disso, inclua alho fresco em sua dieta.

5. Gilbardeira

Gilbardeira é muito útil para aliviar as dores e desconforto da varizes. Esta erva contém compostos conhecidos como ruscogeninas que ajudam a reduzir a inflamação, enquanto contrai as veias, devido à sua atividade anti-inflamatória e anti-elastase.

Tome 100 mg de suplementos de gilbardeira três vezes por dia. Criado a partir das raízes e sementes da planta, suplementos de gilbarbeira têm vitaminas B e C juntamente com o cálcio, crómio, magnésio, manganês, potássio, selénio, silício e zinco.

Estes nutrientes irão ajudar a apertar, fortalecer e diminuir a inflamação nas veias, bem como melhorar o fluxo de sangue até as pernas.

Nota: As pessoas com pressão arterial alta ou hiperplasia benigna da próstata não devem tomar esta erva sem consultar um médico.

6. Hamamélis

Hamamélis é uma erva muito eficaz para fortalecer os vasos sanguíneos e portanto, pode reduzir os sintomas de varizes. Além de ser um adstringente, que também contém ácido gálico e vários óleos essenciais, pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

• Molhe um pano em hamamélis e coloque sobre a área afetada. Faça isso duas ou três vezes por dia, durante um ou dois meses.
• Alternativamente, encha uma banheira com água morna e adicione 10 a 20 gotas de hamamélis destilada. Mergulhe os pés na solução por pelo menos 15 minutos. Em seguida, lave seus pés com água limpa e seque-os. Siga esta receita uma vez por dia durante um ou dois meses.

7. Sementes de castanha de cavalo

As sementes de castanha de cavalo foram usadas durante séculos para tratar varizes. Sementes de castanha de cavalo têm propriedades anti-inflamatórias e anti-inchaço que podem aumentar com sucesso a tonicidade das veias e por sua vez, reduzir o aparecimento de varizes.

Extrato de semente de castanha de cavalo tem um composto chamado escina que melhora a elasticidade das veias e impede a liberação de enzimas que causam danos as paredes capilares.

Uma revisão de estudos clínicos concluiu que o extrato de castanha de cavalo é um tratamento eficaz a curto prazo para os sintomas das varizes.

• Você pode comprar gel de semente da castanha de cavalo disponível no mercado. Use o gel externamente na área afetada duas vezes ao dia. Quando usado regularmente, pode reduzir significativamente a dor nas pernas e o inchaço.
• Você também pode tomar suplementos de castanha de cavalo. A dose mais comum é de 300 mg, duas vezes ao dia. Não coma a castanha crua, já que contém grandes quantidades de um composto tóxico conhecido como esculina.
Nota: As mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar este remédio.

8. Calêndula

A linda flor de calêndula é uma fonte rica em flavonóides e vitamina C, que estimula a produção de colágeno, ajuda na reparação celular e na reprodução. Ela também melhora a circulação, ajudando assim, a aliviar vários sintomas das varizes.

1. Ferva uma xícara de flores de calêndula em quatro copos de água por cinco minutos.
2. Mergulhe um tecido de algodão na solução e coloque o tecido sobre a área afetada. Mantenha nela até esfriar completamente.
3. Repita várias vezes ao dia durante alguns meses até que você possa notar melhorias.

Você também pode comer pétalas de calêndula frescas.

Com estes remédios, você pode reduzir o inchaço e desconforto da varizes, bem como diminuir o seu aparecimento. Além disso, você deve regularmente caminhar à pé, de bicicleta ou fazer natação para melhorar a circulação sanguínea das pernas.

Fonte:  top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.