Restaure sua flora intestinal com os probióticos naturais desta fruta

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Muitas pessoas têm problemas graves de constipação devido a desequilíbrios na flora intestinal. Entretanto, com uma receita simples a base de abacaxi, podemos recompor a saúde do intestino e melhorar seu funcionamento, eliminando problemas digestivos diversos como a constipação.

O abacaxi é uma fruta muito versátil, entretanto, poucas pessoas aproveitam todo o potencial dessa fruta, pois tendem a jogar fora sua casca que possui uma grande quantidade de probióticos.

Quando falamos de digestão pensamos imediatamente no estômago, mas raramente nos lembramos de que a flora intestinal faz parte desse processo.

Podemos considerar a flora intestinal como um conjunto de micro-organismos variados que se localizam especialmente no cólon. Esses organismos são compostos, em sua maioria, por bactérias que se renovam quando ingerimos os alimentos diariamente.

Ao longo de nossa vida essas bactérias se modificam por várias razões que vão desde mudanças em nossa dieta até a ingestão de remédios como os antibióticos. Nesse sentido, quando a flora intestinal sofre alguma alteração muito brusca, isso pode afetar a forma como eliminados toxinas.

Por conta disso, é importante mantermos o equilíbrio da flora intestinal através da ingestão de probióticos, que são micro-organismos vivos que revitalizam a flora intestinal mantendo seu equilíbrio e eficiência.

Mas porque devemos nos preocupar com a flora intestinal?

Uma flora intestinal saudável ajuda na fermentação e digestão de alimentos como a fibra vegetal, que não conseguem ser digeridos pelo sistema digestivo.

Além disso, a flora intestinal também possui influência na absorção de minerais, o que leva ao equilíbrio de sistema imunológico.

Por conta disso, saber como anda a sua flora intestinal é muito importante para evitar problemas de saúde e o enfraquecimento do seu sistema imunológico. Como verificar se a minha flora intestinal está saudável?

Existem alguns indicadores que mostram se a sua flora intestinal está deteriorada. São eles:
– Infecções constantes;
– Inchaço e gases constantes durante a digestão;
– Dificuldade em ingerir amidos e açúcares;
– Constipação ou diarreia constante;
– Problemas com parasitas intestinais;
– Alergia a certos alimentos;
– Distúrbios na tireoide.

Quando a flora intestinal apresenta problemas de redução e falta de equilíbrio, o recomendado é um tratamento com probióticos.

Por serem micro-organismos vivos e naturais, os probióticos regeneram a flora intestinal deteriorada e ajudam a manter o equilíbrio do seu sistema digestivo.

Entretanto, os suplementos de probióticos podem ser caros e difíceis de encontrar em alguns lugares, por isso, aprenda uma receita que irá suprir os probióticos que você precisa para restaurar a sua flora intestinal.

Bebida fermentada de abacaxi

Essa receita de abacaxi é feita a partir da fermentação da casca do abacaxi que contém os probióticos que regulam nossa flora intestinal. Por se tratar da casca do abacaxi essa bebida só pode ser preparada com abacaxis orgânicos, uma vez que os produtos químicos podem influenciar nos micro-organismos dos probióticos.

Além disso, o abacaxi também ajuda a aliviar e tratar vários sintomas, como:
– Má digestão;
– Retenção de fluidos e edemas;
– Dor e inflamação.

Por isso, essa bebida além de ser uma ótima fonte de probióticos também pode ajudar no tratamento de outras condições.

Ingredientes

3 litros de água

Casca de dois abacaxis médios ou grandes

2 copos e ½ de açúcar mascavo

Modo de preparo

Lave as cascas de abacaxi com uma escovinha e com vinagre para desinfetar. Corte as cascas em pedaços pequenos. É possível deixar um pouco de polpa na casca.

Misture as cascas com dois litros de água e o açúcar mascavo e deixe fermentar em temperatura ambiente por dois dias.

Para saber o que seria uma temperatura ambiente, considere a medida de 20°C a 30 °C. Caso a temperatura esteja abaixo de vinte graus, levará mais do que dois dias para fermentar.

No caso de uma temperatura ambiente acima de trinta graus, interrompa a fermentação antes de dois dias e coloque o frasco na geladeira.

Após a fermentação inicial, adicione mais um litro de água à mistura e deixe fermentar por mais 12 horas.

Durante o processo de fermentação, os probióticos consomem o açúcar, por conta disso, recomenda-se adoçar a bebida com estévia ou mel.

Após as 12 horas finais, a bebida está pronta para consumo.

Modo de consumo

Para restabelecer o equilíbrio da flora intestinal, consuma a bebida de estômago vazio, ao menos 30 minutos antes de tomar café da manhã.

Também é possível tomar um copo de 100 ml da bebida meia hora antes das refeições, como um tratamento regular para que os probióticos recomponham a sua flora intestinal com eficiência.

Essa bebida é especialmente recomendada para pessoas que precisam tomar antibióticos ou que tomaram antibióticos recentemente, uma vez que esses remédios afetam a flora intestinal.

Você já tinha ouvido falar em probióticos? Precisa fazer um tratamento para melhorar sua digestão? Teste essa bebida e veja os resultados!

Fonte: melhorcomsaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.