Saiba como tratar a ginecomastia naturalmente

Algumas síndromes podem ser muito difíceis de tratar, especialmente quando afetam a aparência e alto estima, pois as pessoas ficam com medo de procurar ajuda e passarem vergonha.

Esse é o caso da ginecomastia, que é o aumento desproporcional dos seios masculinos. A ginecomastia está relacionada ao desequilíbrio hormonal, especialmente durante a adolescência.

Essa condição pode causar embaraço, desconforto e até mesmo dor. É importante procurar um médico caso haja dor, inchaço ou até corrimento nos seios afetados. Para ajudar no tratamento, existem remédios naturais para a ginecomastia.

1. Óleo de Peixe
Óleo de peixe diminui a quantidade de estrogênio no corpo e estimula a produção de testosterona. Como os níveis hormonais são a principal causa da ginecomastia, o óleo de peixe serve como complemento ao tratamento.

Basta tomar suplementos de óleo de peixe e de Omega-3. Lembre-se de consultar o médico antes de usar o suplemento para saber a dosagem mais adequada para sua idade.

Também é possível consumir óleo de peixe de forma natural, comendo peixes específicos como o salmão, o atum e a cavalinha.

2. Compressa Fria
Os seios podem ficar doloridos e sensíveis por causa da ginecomastia. Por isso, compressas de água fria podem ajudar a contrair o tecido do seio e diminuir a dor e o inchaço.

Para fazer uma compressa fria, basta enrolar o gelo numa toalha e aplicar na região. Não coloque o gelo diretamente na pele, pois com o tempo de aplicação, ele pode causar queimaduras e danos à sua pele.

3. Açafrão
O açafrão aumenta os níveis de testosterona nos homens e aumenta a circulação no tecido mamário. Basta colocar duas colheres de chá de açafrão em pó numa xícara com água e esquentar por 10 minutos.

Deixe esfriar e beba o chá de duas a três vezes ao dia. Lembre-se de consultar o médico, antes de adicionar açafrão à sua dieta. O açafrão pode intensificar problemas de estômago, vesícula e coagulação do sangue.

4. Zinco
O zinco aumenta naturalmente os níveis de testosterona no corpo. Portanto, é importante consumir alimentos ricos em zinco como ostras, iogurte, grão de bico e cereais fortificados com zinco.

Caso seja recomendado pelo médico, também é possível tomar suplementos de zinco.

5. Flor de maracujá
A flor de maracujá aumenta a produção de testosterona, necessária para combater a ginecomastia. Coloque uma colher de chá de flor de maracujá desidratada numa xícara de água quente e deixe em fusão por 10 minutos.

Tome o chá algumas vezes por dia. Verifique com um médico se é possível tomar suplementos de flor de maracujá.

6. Cardo Mariano
O cardo mariano melhora o funcionamento do fígado. Por isso, caso a ginecomastia seja causada por doença de fígado, o cardo mariano pode ajudar. Ferva uma colher de chá de sementes de cardo mariano em pó em três xícaras de água.

Deixe esfriar por 20 minutos. Coe e tome a bebida ao longo do dia. Também pode ser tomado em forma de suplemento, com orientação médica.

7. Exercício
Exercícios podem ajudar a equilibrar os níveis hormonais do corpo, eliminar gorduras e firmar os músculos peitorais. Qualquer exercício que ajude a eliminar gordura corporal pode ajudar, mas é importante consultar um personal trainer para saber qual exercício é melhor para você.

8. Linhaça
Sementes de linhaça ajudam a desintoxicar o corpo e auxiliam na produção de testosterona. Misture uma colher de chá de semente de linhaça em um copo de água quente e beba uma vez por dia.

Também é possível tomar de uma a duas colheres de chá de óleo de linhaça ou adicionar as sementes de linhaça a Milk shakes, por exemplo.

9. Sal de Epsom
Tomar um banho de sal de epsom ajuda a reduzir a aparência da ginecomastia, além de ser bem relaxante. Caso tenha banheira, adiciona duas xícaras de sal de epsom na água morna.

Mexa até o sal de epsom dissolver. Lembre-se que o uso do sal de epsom não é recomendado para pessoas que sofrem de pressão alta e problemas cardíacos.

10. Dente de Leão
O dente de leão também pode ser um remédio para a ginecomastia. Por ser diurético, ele remove o excesso de água e diminui o inchaço do corpo. Para fazer o chá basta uma colher de chá de dente de leão em pó e uma xícara de água quente. Deixe em fusão por 10 minutos.

Finalmente, evite tomar suplementos de melhoria de desempenho, pois eles podem piorar a ginecomastia. Evite consumir álcool e tabaco. Evite consumir derivados de melaleuca e lavanda, pois eles aumentam a produção de estrogênio.

Fonte: Home Remedies for Gynecomastia (Enlarged Breasts in Men)

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.