Se você sofre de artrose veja essas dicas e melhore sua qualidade de vida!

A artrose corresponde ao desgaste nas cartilagens por conta de degeneração e afeta principalmente as juntas, como os joelhos, as mãos, a coluna vertebral e os quadris.

Geralmente associada ao passar do tempo e à velhice a artrose pode ocorrer em pessoas mais jovens, pois ela também pode ser resultado de herança genética. Além disso, a sua maior incidência se dá nas mulheres.

A dor nos locais afetados pela artrose inicia de forma brusca e para quando a pessoa entra em repouso, entretanto, com o avanço da doença torna-se constante e mais forte. Em casos mais graves pode ocorrer leve deformação nas áreas afetas, bem como, dificuldade de movimentos dos membros.

A artrose possui um tratamento longo e contínuo, mas não possui cura. Por isso, o diagnóstico inicial é muito importante para manter a qualidade de vida do paciente.

Nesse sentido, além do tratamento acompanhado pelo médico, também é possível realizar algumas ações complementares que ajudam no tratamento da artrose e de seus sintomas.

aliviar os sintomas da artrose

A obesidade é um fator agravante da doença, por isso, é importante mudar os hábitos alimentares para diminuir qualquer sobrepeso e melhorar a locomoção. A ingestão de frutas e legumes de baixas calorias ajuda muito para alcançar esse objetivo.

Dependendo do tipo de artrose usam-se terapias termais, ou seja, a terapia do calor ou do frio. Basta aplicar uma bolsa de água morna ou panos mornos nos locais apropriados para o caso de uma terapia de calor ou pedras de gelo para a terapia do frio.

Geralmente a terapia do frio é usada para tratar inflamações na região com artrose, enquanto que a terapia do calor é usada para relaxar a musculatura das articulações.

Por mais que a artrose cause muita dor aos pacientes, a atividade física ainda é muito recomendada para fortalecer as articulações, por conta disso, parte do tratamento inclui rotinas físicas, geralmente orientadas por fisioterapeutas.

No caso de dores intensas, a recomendação é o repouso imediato. Para evitar que o paciente sinta dores repentinas, também é importante adotar pequenos repousos diários, entre as atividades do dia a dia.

Para quem sofre de artrose na região lombar e nos joelhos é importante prestar atenção aos calçados. Para diminuir o impacto do ato de andar, recomenda-se calçados de solas grossas e planas, além do uso de palmilhas de silicone. Esse tipo de calçado também é importante para melhorar a postura do paciente.

Outro ponto importante no tratamento da artrose são as massagens para aliviar as dores e fortalecer a musculatura das regiões afetadas.

Nesse sentido, o uso de óleos naturais como o óleo de gengibre, arnica, alecrim e eucalipto, intensifica a sensação de bem estar e permite que esses elementos naturais atuem diretamente nas áreas afetadas sem efeitos colaterais.

Se você sofre de artrose fique atento às receitas que mostramos no site para aprender a fazer seu óleo caseiro!

Fonte: melhorcomsaude

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.