Sentindo-se ansioso? Este truque simples acalma sua mente rapidamente!

Apesar dela ser indispensável para a nossa sobrevivência, a maioria de nós não tem consciência sobre a respiração ao ponto de tirar alguns momentos durante o dia para observá-la, suas alterações e como ela pode nos influenciar.

Quando estamos ansiosos ou nervosos, você provavelmente já deve ter ouvido alguém falar para você respirar profundamente, não é mesmo?

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

A verdade é que a respiração profunda e ritmada pode trazer diversos benefícios para a pessoa, como reduzir os sintomas da ansiedade, acalmar a mente e até regular o sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle de diversos processos internos do organismo, como a pressão arterial, frequência cardíaca e até a digestão.

Mas para que a respiração lenta e profunda seja realmente benéfica, é importante que ela siga um “ritmo”.

No vídeo de hoje, vamos te ensinar uma técnica de respiração conhecida como “box breathing”, recomendada por um comandante Navy Seal aposentado, que segundo ele, mudou a sua vida.

A prática constante dessa técnica de respiração te deixará mais energizado, além de acalmar a mente e melhorar seu foco no dia-a-dia.

Além disso, essa prática irá melhorar a capacidade dos seus pulmões, além de fortalecer seu sistema imunológico e regular o sistema neuroendócrino.

Veja como fazer:

Comece inalando pelo nariz, contando até 5. Durante essa fase, expanda a barriga primeiro, depois o diafragma e por último o peito. Segure o ar por mais 5 segundos.

Agora exale lentamente o ar pelo nariz, por mais 5 segundos. Ao exalar, esvazie primeiro o peito, então as costelas e por último a barriga. Dessa forma, você irá aos poucos reaprender a forma correta de respirar.

Segure essa posição por mais 5 segundos (seus pulmões deverão estar praticamente vazios agora). Repita essas etapas dentro de um período, podendo começar com 1 até 3 minutos.

Se puder fazer várias vezes ao dia, melhor ainda. Segundo o autor, o ideal é conseguir praticar essa técnica por pelo menos 5 a 10 minutos, todos os dias.

Experimente fazer esse exercício também sempre antes de uma situação ao qual você fica ansioso ou nervoso. Além de ajudar a acalmá-lo, vai melhorar seu foco e seu estado mental para lidar melhor com essa situação.

E você já conhecia essa técnica? O que acha de começar a praticar? Conte-nos os resultados nos comentários!

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.