Shampoos anticaspa são prejudiciais a saúde – elimine a caspa com este remédio natural

A caspa é um grande pesadelo. E além disso ela causa desconforto e coceira.

Ter caspa é algo bastante comum e afeta tanto cabelos oleosos como os mais ressecados, porém a capa pode estar relacionada com fatores psicológicos.

A baixa autoestima, o nervosismo, uma dieta muito ácida, transpiração intensa, desequilíbrio hormonal, xampus abrasivos, tinturas e permanentes, e o estresse também contribuem para o surgimento dela.

A caspa é um fungo que se alimenta da gordura do couro cabeludo e às vezes esse fungo cresce fora de controle, irritando a pele.

A gordura ajuda o fungo a ficar mais tempo no cabelo, originando a caspa, que nada mais é que uma desagradável pele morta que se descama e cai sobre os nossos ombros.

Mas como combater a caspa?

Os shampoos anticaspa são, para a maioria, a primeira opção. Porém nesses shampoos existem substâncias agressivas não só para a nossa saúde como para o meio ambiente, a exemplo do piridintionato de zinco e do cetoconazol.

Que podem ter como consequência vários efeitos colaterais, como pele seca, queimação, irritação do couro cabeludo e queda de cabelo.

Para substituir esse shampoos, existem ótimas receitas caseiras com alternativas naturais, veja:

1. Babosa

Passe o gel da babosa no couro cabeludo, e deixe descansando por 10 ou 15 minutos e depois retire com água morna. Se desejar, repita o tratamento três vezes por dia.

2. Vinagre branco

Este é um dos ingredientes mais eficazes. Misture três partes de água com vinagre e esfregue em seu couro cabeludo. Deixe descansar a noite toda, depois lave normalmente.

3. Sálvia e alecrim

Misture uma colher (sopa) de sálvia com uma (sopa) de alecrim e coloque numa xícara de água fervente. Feito isso, deixar esfriar e aplique no couro cabeludo. Faça este tratamento antes de passar o shampoo.

caspa_-_novo

4. Azeite de oliva

Amorne o azeite e massageie o couro cabeludo com ele. Depois, envolva com uma toalha ou touca por 30 minutos. Em seguida, escove (com uma escova normal) para remover caspa e lave o cabelo com xampu, como de costume. O azeite hidrata e mantém o cabelo livre do ressecamento e da descamação.

5. Bicarbonato de sódio

Molhe o cabelo e esfregue com um pouco bicarbonato de sódio. Deixe descansar por 15 minutos e depois enxágue. Não use shampoo.

Faça isso duas ou três vezes por semana.

Outra opção é adicionar bicarbonato ao seu shampoo (que tem de ser suave e de uso diário) e lavar seus cabelos normalmente.

O bicarbonato controlará o fungo causador da caspa. Além disso, estimulará o couro cabeludo a produzir óleos naturais, impedindo o surgimento da caspa.

Fonte:  everydayroots

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.