Sofre com a síndrome do intestino irritável? Conheça agora os melhores remédios naturais para quem sofre deste mal

A síndrome do intestino irritável, ou SII, é um distúrbio gastrointestinal causado pelo movimento irritável e irregular dos intestinos delgado e grosso. Ele também pode ser chamado de cólon espasmódico e colite mucosa.

Alguns sinais de SII são as cólicas ou dor de estômago, prisão de ventre, inchaço, gases, muco nas fezes, náuseas, dores de cabeça, depressão e fadiga.

As razões para a síndrome do intestino irritável não são conhecidas, mas o nervosismo, a frustração ou a raiva podem contribuir. Beber muito café e comer frutas cruas, vegetais crucíferos, ou produtos lácteos pode tornar o problema pior.

Aqui estão algumas curas fáceis e naturais para aqueles que sofrem de SII.

1. Iogurte
Iogurtes que tem “culturas vivas” podem ajudar a curar a diarreia causada pelo SII. Isso ocorre porque as culturas vivas são boas bactérias que adicionam uma camada de proteção ao intestino, e ajudam a produzir o ácido láctico para eliminar os germes do organismo.

O iogurte pode ser consumido puro ou em um milk-shake. Beba-lo algumas vezes por dia até se sentir melhor.

Você também pode misturar ½ colher de chá de casca de psyllium ou Isabgol, que pode ser encontrado em drogarias, com um copo de iogurte. Coma-lo uma hora após o seu almoço e jantar, todos os dias até melhorar.

19

2. Semente de linhaça
A linhaça tem fibras dietéticas, elas ajudam o corpo a eliminar resíduos rapidamente e sem problemas.

Linhaça também é rica em ômega-3 e ácidos graxos essenciais, que ajudam o sistema imunológico e o sistema digestivo a permanecer forte. Por estas razões, a linhaça é excelente para o tratamento da constipação e diarreia.

Tome uma colher de sopa de semente de linhaça moída na hora, com água, uma vez por dia.

Você também pode colocar uma colher de chá de linhaça em um copo de água fervente.

Deixe repousar durante cinco ou dez minutos, e depois beba este chá antes de ir para a cama. Beba-o todos os dias para manter o seu estômago limpo e livre de gases.

Outra coisa que você pode fazer é misturar uma colher de sopa de semente de linhaça em um copo de água e deixar repousar por duas ou três horas. Beba a água todos os dias antes de ir para a cama para regularizar o movimento intestinal.

3. Gengibre
Visto que o gengibre pode diminuir os gases e o inchaço, ele é usado como uma cura para o SII.  Além disso, o gengibre pode diminuir o inchaço nos intestinos, e relaxar os músculos intestinais.

Misture ½ colher de chá de gengibre fresco ralado e um copo de água quente. Deixe repousar por dez minutos, escorra o gengibre, adicione o mel e beba o chá.

Você pode beber chá de gengibre duas ou três vezes por dia para aliviar cólicas e dor de estômago.

4. Suco de repolho
O suco de couve é uma ótima forma de tratar a constipação que acompanha o SII. Isto é porque o suco de repolho cru tem enxofre e cloro. Estes ajudam a limpar a membrana mucosa do estômago e do trato intestinal.

Porque o suco de repolho funciona como um laxante, regulariza o movimento intestinal e mantém o corpo hidratado.

1. Lave um repolho fresco e corte em pedaços pequenos.
2. Coloque os pedaços em um espremedor ou liquidificador para fazer suco de couve fresco.
3. Beba meio copo de cada vez, três ou quatro vezes por dia.
4. Certifique-se de beber suco de couve, logo que você começar a ter prisão de ventre.

Para impedi-lo de contrair a síndrome do intestino irritável, você precisa sempre ter uma boa dieta e um estilo de vida saudável.

Qualquer coisa que evite o estresse, como exercício ou meditação, é uma boa maneira de ajudar com o desconforto intestinal, porque ele vai manter seus intestinos funcionando de forma regular.

Fonte: top10homeremedies.com

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.