Super fruta: conheça 7 benefícios do mirtilo para a saúde

Você gosta de mirtilos?

Se o sabor agridoce deste pequeno fruto não lhe agrada muito, talvez você possa mudar de idéia ao saber dos seus incríveis benefícios. Mirtilos contêm uma série de nutrientes essenciais, incluindo vitaminas e minerais importantes para o organismo.

Um aspecto muito interessante desse fruto é sua coloração intensa, que pode variar entre o azul, marrom e uma cor roxa mais escura, quase preta. Essa riqueza de cores é proveniente das antocianinas, componente que confere a pigmentação ao mirtilo.

E é talvez esse composto o principal motivo do mirtilo possuir tantos benefícios para a saúde.

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Conheça alguns dos principais benefícios do mirtilo para sua saúde:

Combate infecções urinárias

Estudos recentes provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no trato urinário.

Reduz o Colesterol

Novos estudos e pesquisas efetuadas por laboratórios credenciados, nos Estados Unidos, revelaram que os mirtilos podem também baixar o nível de mau colesterol, sendo em muitos casos mais eficiente que muitos medicamentos prescritos pelos médicos.

Como o colesterol tem papel importante no desenvolvimento de doenças cardíacas, o mirtilo se torna também um grande aliado para o nosso coração.

Combate o câncer

Nosso DNA está constantemente exposto ao estresse oxidativo no dia a dia, causado pelos radicais livres em nosso organismo. Os fatores que mais contribuem para o nível de oxidação são a dieta e o estilo de vida.

Inúmeros estudos demonstraram que o mirtilo, por ser rico em antioxidantes e outros compostos com propriedades anti-câncer, tem se mostrado eficaz no combate e prevenção do câncer de mama, cólon, pulmões, esôfago, pele e do intestino.

Melhora a digestão

Por ser rico em fibras, o mirtilo é ótimo para a digestão, prevenindo problemas como a constipação e melhorando o trânsito intestinal.

Além disso, as vitaminas, minerais e ácidos presentes no fruto estimulam os sucos gástricos, promovendo uma melhor digestão dos alimentos.

Melhora a memória e coordenação motora

Novamente, as propriedades antioxidantes do mirtilo entram em jogo para melhorar a memória, coordenação motora e para prevenir doenças do sistema nervoso.

Seus nutrientes, vitaminas e minerais também protegem as células do cérebro e ajudam a restaurar o sistema nervoso central.

Estudos demonstraram a capacidade do fruto em não só prevenir o Alzheimer como também combater a perda de memória e das habilidades cognitivas ligadas a esse mal e também ao envelhecimento.

Cuida da Visão

Diversos estudos na Europa documentaram que os mirtilos têm concentrações muito elevadas de compostos vegetais que melhoram a visão noturna e reduzem a vista cansada.

Além disso, o fruto pode ajudar na prevenção ou até retardar o aparecimento de problemas ligados ao globo ocular, como a degeneração macular, cataratas, miopia e hipermetropia, síndrome dos olhos secos e infecções na retina.

Melhora a imunidade

Estudos mostraram que o resveratrol, encontrado nas uvas e no mirtilo, tem a capacidade de melhorar o sistema imunológico. Além disso, o mirtilo é rico em Vitamina C, que ao ser absorvida no organismo, promove e estimula diversas funções importantes do sistema imunológico.

Fonte: 7 Proven Health Benefits of Blueberries

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.