Veja se o seu café está aqui – teste em cafés brasileiros encontra insetos e substâncias tóxicas

O café é um dos itens que mais está presente nos lares brasileiros. Quem não goste de café, não é mesmo? Se tiver alguém, é raro! rsrs

Ele esta presente todos os dias em nossas vidas. Pela manhã ao acordar, durante a tarde e até depois da janta. Mas   infelizmente, parece que o nosso café está sendo produzido sem os cuidados necessários. O que é muito triste.

A análise feita pela Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor –, no ano de 2015, diz que das 14 principais marcas de café comercializadas no Brasil, apenas Melitta, Pelé e Pilão estavam dentro dos índices regulamentados para a presença de sujeiras,  segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve ser de 60 fragmentos a cada 25 gramas de café.

Nas outras 11 marcas, havia quantidade de fragmentos de inseto acima do tolerado pela Anvisa.

cafe_-_teste_-_novo

De acordo com Fernanda Ribeiro, técnica da Proteste e responsável pela avaliação, esses fragmentos não oferecem risco à saúde, pois não são considerados vetores de doenças.

O problema é isso mostra que os fabricantes não estão adotando as práticas de higiene necessárias.

Segundo Fernanda, é preciso um controle rígido após a colheita do café, para diminuir a quantidade de ocratoxina A: “O momento mais crítico é entre a colheita e a secagem. É preciso fazer o manejo correto, reduzindo o tempo de exposição do grão a micro-organismos. Assim, é possível minimizar o crescimento do fungo”.

Esta foi a 5 analise da Proteste, e segundo eles, este foi um dos piores resultados da história.

E o que os fabricantes disseram sobre a pesquisa?

O Café Jardim comunicou que solicitou o resultado completo da pesquisa e a metodologia utilizadas pela Proteste para submeter seus produtos a estes testes.

A Anvisa recebeu os laudos da análise feita pela Associação de Defesa do Consumidor e afirmou, que como apenas uma marca “apresentou risco à saúde”, solicitou à vigilância sanitária do local, para análise própria.

Fonte:  graogourmet

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.