Tribulus terrestris – uma planta que todo homem deve conhecer

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Afinal, o que é Tribulus terrestris?

Tribulus terrestris é uma planta rasteira, também chamada de erva daninha proveniente dos territórios tropicais, como o sul da Europa, o sul da Ásia, na África e na Austrália.

O suplemento do Tribulus terrestris é muito usado para ajudar no ganho de massa muscular, para controlar a pressão arterial e diminuir os níveis de triglicerídeos.

Quais as substâncias contidas no Tribulus terrestris?

Rica fonte de protodioscina, o Tribulus terrestris ajuda a estimular a produção de óxido nítrico que tem efeito vasodilatador. Por conta disso, é muito usado para ajudar na redução dos níveis de pressão arterial.

Complementarmente, a protodioscina também inibe o aumento da pressão arterial, pois diminui a produção de enzimas que, em grande quantidade, aumentam a pressão no sangue.

O efeito observado em animais, até o momento, é que a vasodilatação promovida pelo Tribulus terrestris ajuda a aumentar o tempo de ereção masculina.

Além disso, o Tribulus terrestris também estimula a produção e hormônio LH que auxilia na produção da testosterona.

O que as pesquisas dizem sobre o Tribulus terrestris?

Aumenta o tempo de ereção: pesquisas comprovam que o Tribulus terrestris proporciona uma ereção mais duradoura devido ao seu efeito vasodilatador. Teoricamente o Tribulus terrestris também ajudaria na maior produção de testosterona, mas esse efeito só foi observado em animais até o momento. Sua reação nos organismos humanos ainda está em análise.

Aumenta a libido: Apesar de ter sido comprovado que o Tribulus terrestris aumenta a produção de testosterona em animais, as pesquisas não conseguiram observar essa mesma reação em humanos, pois se acredita que a elevação da testosterona seria transitória. Isso levou a hipótese de que esse aumento de testosterona ocasional seria reflexo de um aumento na libido.

Diminui a pressão arterial: Estudos em animais comprovam que a protodioscina presente no Tribulus terrestris estimula o óxido nítrico. Conforme falado isso ajuda a diminuir a pressão arterial, juntamente com a supressão de enzimas que convertem a angiotensina.

Pode controlar a glicose: Efetivamente, as pesquisas comprovaram que o Tribulus terrestris reduziu a glicose em testes com ratos, entretanto, ainda não conseguiram explicar como esse efeito se deu.

Pode melhorar a fertilidade: Estudos indicam que o Tribulus terrestris pode melhorar a produção de espermatozoides e o processo de ovulação nas mulheres.

O Tribulus terrestris ajuda a ganhar massa muscular?

O Tribulus terrestris é mais famoso por ser conhecido como aliado no ganho de massa muscular, entretanto, observou-se ganho de massa muscular moderado em pesquisas feitas apenas com animais. Ainda não há estudos feitos com humanos para confirmar esse efeito.

Qual a dosagem correta de Tribulus terrestris?

Recomenda-se consumir 3 doses de Tribulus terrestris por dia. Além disso, por ser um fitoterápico recomenda-se o acompanhamento de um especialista.

Como tomar o Tribulus terrestris?

O tribulus terrestris normalmente é consumido na forma de extrato ou cápsula. Recomenda-se tomar cada dose durante as principais refeições do dia.

Tome muito cuidado, pois não se deve fazer chá com a planta de Tribulus terrestris! Ela é uma erva daninha e pode causar efeitos colaterais.

Recomenda-se consumir o Tribulus terrestris num período de 4 a 6 semanas e depois parar o consumo por igual período antes de retornar.

Mulheres podem consumir Tribulus terrestris?

Não há pesquisas feitas sobre o consumo de Tribulus terrestris nas mulheres. Até o momento, os estudos focaram na ação da planta no organismo masculino. Dos benefícios relatados, apenas considera-se que o aumento da libido e a melhoria na reprodução poderiam ser verificados no organismo da mulher.

Caso mulheres queiram consumir o Tribulus terrestris, recomenda-se toma-lo apenas até 5 dias antes do período menstrual, com retorno para após a menstruação.

Qualquer um pode tomar Tribulus terrestris?

A indicação geral do Tribulus terrestris é homens com problemas de ereção e dificuldades de produção hormonal. É necessário consultar um médico antes de usá-lo.

O Tribulus terrestris tem alguma contraindicação?

Pessoas com problemas de câncer de qualquer tipo não devem consumir o Tribulus terrestris. Além disso, mulheres com problemas de rins, problemas de hipertrofia do clitóris, queda de cabelos, síndromes de androginia, pele oleosa, gestantes e lactantes também não podem usá-lo. Crianças não deve consumir o Tribulus terrestris.

O que acontece se consumir o Tribulus terrestris em excesso?

Os efeitos colaterais do Tribulus terrestris nas mulheres são: aumento do clitóris, acne, alteração do ciclo menstrual, aumento de pelos e infertilidade. Em homens, o consumo excessivo de Tribulus terrestris pode agravar os cânceres de próstata e de testículo.

Fonte: minhavida

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.