Úlcera no estômago? Saiba que alimentos evitar

Se você esta sem tempo pra ler a matéria, veja o vídeo abaixo:

Embora os medicamentos sejam necessários para tratar uma úlcera no estômago, existem alguns que podem agravar os sintomas, incluindo dor, queimação, indigestão, gases, náuseas e vômitos.

Uma úlcera ocorre quando feridas abertas se desenvolvem no revestimento interno do estômago ou na parte superior do intestino delgado.

Há duas variações de úlceras: gástricas (localizadas no estômago) e duodenais (quando se localizam no intestino delgado).

O sintoma mais comum, é a dor no estômago. Tanto o estômago vazio como o ácido estomacal, agravam as dores. A úlcera causa sensação de inchaço, azia, fraqueza, perda de apetite, perda de peso sem explicação e intolerância a alimentos gordurosos.

alimentosquedevemserevitadosemcasodeulceranoestomago

Se for fumante, ingerir álcool em excesso, levar uma vida estressante ou ingerir muitos alimentos picantes, o risco de desenvolver uma úlcera aumenta muito.

Caso você ache, que possua uma úlcera, é preciso consultar um médico. Ele poderá prescrever um antibiótico para tratar a infecção bacteriana e recomendar o uso de antiácidos para reduzir o ácido do trato digestivo.

Ainda assim, você precisa cuidar com o que come. Não uma dieta específica para quem possui úlceras, mas evitando alguns alimentos você pode promover uma recuperação mais rápida.

Aqui estão alguns alimentos que você deve evitar:

1. Bebidas alcoólicas

O álcool além de ser um dos fatores que causam úlceras, pode aumentar o nível de acidez no estômago e agravar os sintomas.

2. Café

O café apesar de não causar úlcera, pode irritar as existentes. Pois a cafeína e outros componentes aumentam a produção de ácido do estômago. Além de acelerar o processo de esvaziamento gástrico, o que pode levar o conteúdo do estômago altamente ácido passando pelo intestino delgado mais rápido que o normal.

Se você tem úlcera, o ideal é reduzir a ingestão do café e outros produtos que contenham cafeína.

3. Alimentos Picantes

Os alimentos picantes, como pimentas e temperos podem irritar o revestimento do estômago, irritando as úlceras. No entanto nem todas as variedades de pimentões e pimentas são ruins para as úlceras. Alguns cientistas acreditam que a pimenta caiena, pode ajudar a inibir a secreção de ácido ao invés de estimula-lo.

4. Carne Vermelha

A maioria das carnes vermelhas é rica em gordura e proteína e leva mais tempo para a digestão. Por conta desse tempo, mais ácido é liberado para digerir. E mais ácido no estômago pode irritar o revestimento do estômago piorando os sintomas da úlcera.

A carne vermelha pode até enfraquecer o revestimento intestinal prejudicando a digestão.

5. Bebidas gaseificadas

Qualquer bebida gaseificada pode irritar o estômago e o intestino delgado. A maioria delas, possui ácido cítrico como conservante e intensificador de sabor, o que aumenta a acidez da bebida.

Assim quando consumidos podem elevar muito a acidez do estômago, irritando as úlceras ja existentes.

6. Leite e derivados

Algumas pessoas pensam que um copo de leite gelado oferece um alívio temporário, mas na realidade só faz piorar. O leite e derivados são ricos em gordura que agrava os sintomas, além da proteína do leite estimular a produção de ácido gástrico em excesso.

7. Sal e alimentos salgados

O consumo de sal é o maior fator de risco para desenvolver úlceras.
Se você já tem úlcera, deve evitar a adição do sal nos alimentos e optar por baixo teor de sódio.
O alto consumo aumenta a probabilidade de que você sofra com mais sintomas graves.
Além disso a ingestão pode diminuir a eficácia dos medicamentos usados no tratamento.

Evite alimentos como bacon, nozes salgadas, batatas fritas, sopas enlatadas entre outros.

Outras dicas importantes

Faça de 5 a 6 refeições por dia. Para que não fique com o estômago vazio por muito tempo.
Faça sua ultima refeição pelo menos 3 horas antes de dormir. O ideal é que depois faça uma leve caminhada de 30min.
Tente beber um copo de água cheio, sempre que sentir os sintomas. E pelo menos um copo em cada refeição.
Tente reduzir o estresse.
Evite ou pare de fumar.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.