Veja 4 remédios naturais que separamos para você que podem te ajudar a tratar as infecções no ouvido

As infecções de ouvido são causadas por bacterias ou virus. Ocorrem mais frequentemente nas crianças do que em adultos.

Alguns fatores que contribuem para as infecções no ouvido são acumulo de cera, infecções respiratórias, alergias alimentares, genética, deficiencias nutricionais e lesões internas.

Alguns sintomas de quem sofre com infecção no ouvido, são dores ao puxar a orelha, dificuldade para dormir, dor de cabeça, dificuldade de ouvir, febre alta e secreções no ouvido.

O ouvido é composto por 3 partes: externa, média e interna. Uma infecção pode ocorrer em qualquer uma das três. Normalmente as internas são mais graves.

É importante tratar a infecção antes que se complique podendo danificar ou romper o tímpano.

Alguns remédios caseiros sao simples e faceis e podem ajudar a eliminar as dores e outros sintomas

1. Sal

Um dos mais práticos.

Aqueça um copo de sal, em uma panela em fogo baixo por alguns minutos. Coloque em um pano e amarre com um nó ou elastico. Ainda com ele quente, deite e coloque sobre o ouvido afetado por cerca de 5 a 10 minutos. Repita quantas vezes for necessário.

O calor vai ajudar a extrair o fluido da orelha, aliviando o inchaço e amenizando a dor.

aliviar-infeccoes-no-ouvido

2. Alho

Com propriedades antimicrobianas o alho é altamente eficaz em aliviar dores de ouvido. Existem algumas maneiras de usá-lo.

Cozinhe 2 dentes de alho em 2 colheres de óleo de gergelim ou de mostarda. Ainda quente pingue de duas a quatro gotas na orelha afetada.

Ferva 2 ou 3 dentes de alho na água por 5 minutos. Depois esmague-os e adicione um pouco de sal. Coloque essa mistura em um pano limpo, e sobre a orelha afetada. Consuma de 2 a 3 dentes de alho cru, para ajudar o processo de cicatrização.

3. Vinagre de Maça

Para se livrar do fungo que pode estar causando a infecção no ouvidom o vinagre de maça é uma boa opção.

Misture partes iguais de vinagre de maça e álcool.Mergulhe uma bola de algodão na solução, e coloque no ouvido por cerca de 5 minutos. Retire e deite do lado oposto para drenar o liquido da orelha. Depois use um secador de cabelo para secar bem sua orelha.

4. Azeite

Uma das principais causas da infecção no ouvido é o acumulo de cera , que faz com que cresçam ali bacterias e fungos, que bloqueiam as trompas de Eustáquio. Mas você pode desobstruir facilmente com a ajuda do azeite.

Aqueça um pouco de azeite e pingue no ouvido infectado. Esse óleo fará a cera amolecer. Remova a cera com cotonetes. Tenha cuidado para não danificar seu timpano.

Fonte: top10homeremedies

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.