Veja como prevenir e tratar dores nas articulações com essas dicas!

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

As dores nas articulações são muito comuns em pessoas de várias faixas etárias e, muitas vezes estão associadas a condições mais sérias como a artrose ou o desenvolvimento da osteoporose.

Independente de estarem associadas a essas doenças nos ossos, as dores nas articulações também pode ser resultado do estilo de vida que a pessoa leva, especialmente, pessoas que trabalham com rotinas físicas muito paradas, como ficar sentando em frente ao computador por muito tempo ou carregar peso constantemente.

Neste vídeo, veremos como lidar com as dores nas articulações a partir de dicas que podem ser facilmente incorporadas à nossa rotina do dia a dia:

Aplique gelo

O gelo ajuda a reduzir a inflamação nos músculos quando estão doloridos. Para que esta técnica tenha o efeito desejado, o gelo deve ser aplicado assim que houver sinal de dor.

Basta envolver cubinhos de gelo em um pano ou bolsa plástica e aplica-los no local deseja por um período de 10 a 14 minutos para fazer efeito. Alternativamente, é possível tomar banho de água fria, caso as dores não sejam tão fortes a ponto de imobilizar a pessoa.

Terapia quente

Se a aplicação de gelo não reduzir as dores nas articulações, isso significa que essas dores não são resultados de inflamação.
Caso seja esse o caso, mude a sua estratégia e faça a terapia quente.

Tome um banho com a água bem quente, de acordo com a sua resistência, para relaxar os músculos.

Aproveite para complementar sua terapia quente com sais de Epsom ou espuma.

Os banhos de vapor também são muito eficazes, pois relaxam a tensão e reduzem a dor muscular. Os mais conhecidos são as saunas, mas também é possível fazer banho de vapor em casa.

Massagem

Não é recomendado fazer massagens em si mesmo, entretanto nem todos tem acesso a massagistas profissionais. Para tratar dores nas articulações, basta pressionar suavemente a área afetada e fazer movimentos circulares para relaxar a região.

O ideal seria visitar um especialista uma vez por semana no caso das dores nas articulações e no restante do corpo ser comuns ou frequentes, pois o profissional de massagem conhece técnicas eficazes e incluirá cremes, óleos ou géis que aliviam a dor.

Unguentos de massagem

Você massagear e esfregar as partes afetas pelas dores nas articulações com unguentos naturais e fáceis de encontrar. Os unguentos mais eficazes têm como base ingredientes com propriedades anti-inflamatórias, como, por exemplo:

Pimenta-do-reino moída
Alecrim
Vinagre de maçã

Alongue seu corpo

Alongamentos são exercícios muito simples e muito comuns nas academias, pois tem a função de evitar que os músculos se distendam antes ou após a prática de exercício físico.

Uma série de exercícios de alongamento por um período de 10 minutos de duração pode servir para reduzir as dores nas articulações por estar muito tempo na mesma postura.

Tenha em mente que exercícios de alongamento não funcionam se o músculo estiver lesionado ou se a rotina de exercícios foi muito forte. Todas as manhãs, faça exercícios de alongamento por 5 minutos focando nos braços e nas pernas. Assim você evitará risco de dores nas articulações.

Caminhada

Praticar caminha tem um efeito complementar que é muito importante porque evita o sedentarismo. Não é necessário caminhar muito para tratar as dores nas articulações. Basta iniciar com, pelo menos 20 minutos de 2 a 3 vezes na semana.

Aproveite para exercitar as articulações enquanto caminha girando os ombros, movendo os braços e girando a cabeça até as laterais para melhores efeitos.

Pratique ioga

A ioga é uma técnica milenar que previne e trata as dores musculares e as dores nas articulações. Praticar regularmente a ioga melhora a flexibilidade do corpo, alivia o estresse e previne as câimbras.

Se não for possível praticar com um profissional, tente praticar com os exercícios que tem no youtube e na internet.

Boa alimentação

Em alguns casos a falta de determinados nutrientes nos torna mais propensos a câimbras, dores nas articulações e dores musculares.
Mantenha uma dieta equilibrada e enriquecida com todos os grupos alimentares: gorduras saudáveis, proteínas, açúcares e carboidratos.

Hidrate-se!

Quando as carnes dos músculos não estão bem hidratadas, não conseguem recuperar sua elasticidade e dificultam o tratamento das dores nas articulações.

A falta de água no corpo somadas ao sedentarismo ou à prática excessiva de esportes aumentam o risco da ocorrência de dores nas articulações. Procure beber 2 litros de água por dia, mas seja flexível. No verão essa quantidade certamente aumentará, devido ao tempo ou, caso você pratique esportes ou exercícios, tenha a certeza de estar hidratando continuamente.

Descanso

É fundamental dormir bem todas as noites, pois as nossas obrigações diárias causam estresse que é um grande responsável pelas dores musculares.

Durma pelo menos por 8 horas por dia, e mantenha uma rotina de horário para a cama. Tenha em mente que durante a noite os músculos se regeneram.

Fonte: 10 Home Remedies for Arthritis & Joint Pain

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.