Você já teve espasmos nos olhos? Cuidado, pode ser algo grave! Veja o que fazer

Você já teve espamos no olho? Cuidado, pode ser algo muito sério! Veja as causas e o que fazer

Você provavelmente deve saber que sentir seus olhos se contraindo de repente não é lá a melhor coisa do mundo. Mas o que exatamente significa isso?

Movimentos involuntários dos olhos são definidos como:

Espasmos (ou contrações involuntárias) nas pálpebras é conhecido pelos médicos como mioquimia e afetam apenas a pálpebra. Esses espamos podem ocorrer tanto na parte superior como na parte inferior do olho, porém somente em um por vez. O movimentos involuntários dos olhos pode variar de pouco perceptível para incômodo. O espasmos geralmente desaparecem dentro de um curto espaço de tempo, mas podem permanecer durante horas e até dias.

espasmos nos olhos

Por quê?

Um grande número de médicos ainda não sabe a causa exata dos movimentos involuntários nos olhos, levando muitas pessoas a se sentirem frustradas ao tentar obter uma explicação.

Felizmente, tem havido uma extensa pesquisa sendo feita sobre esse tema e essas são as razões para que ela ocorra:

  • Álcool
  • Luzes brilhantes
  • Cafeína em excesso
  • Cansaço
  • Fumar

Em alguns casos você perceberá que os espasmos nos olhos vão embora dentro de alguns minutos, tão misteriosamente quanto quando apareceram. Mas há casos em que essas contrações nos olhos são sinal de algo muito mais sério do que hábitos de vida ruins, como fumar e beber em excesso.

Isso pode incluir uma doença grave chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, ou algo muito menos sério como a blefarite, uma inflamação crônica das pálpebras bem difícil de tratar.

Os seguintes sintomas nas pálpebras são um sinal vermelho e devem ser informados ao seu oftalmologista:

  • Espasmos que duram mais de uma semana
  • Espasmos que fazem seu olho se fechar completamente
  • Espasmos que se estendem para toda a face
  • Descarga nos olhos
  • Se a pálpebra superior começa a cair

O que fazer?

Primeiro de tudo, você vai querer se certificar de que esses movimentos involuntários nos olhos não são resultado de uma doença mais grave, como citamos acima. Fazer uma consulta com um oftalmologista é aconselhável se você está sentindo espasmos nos olhos com frequência.

Se for acredita que os espasmos estão provavelmente relacionados ao seu estilo de vida, seria sensato reduzir a ingestão de café, consumo de álcool e situações de estresse.

Fonte:  allaboutvision

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.