Você nunca deve deixar um cachorro lamber a sua boca… veja o motivo!

É sabido que ter animais de estimação pode trazer aos seus proprietários vários benefícios, tanto psicológicos quanto emocionais.

Eles têm a capacidade de afetar nossos desenvolvimentos cognitivos, emocionais e sociais, nos servem de companhia durante os tempos difíceis de nossas vidas, e até mesmo nos ajudam a ser mais ativos!

Se você esta sem tempo para ler o artigo, veja o vídeo abaixo:

Pessoas com animais de estimação geralmente exibem características mais saudáveis.

Eles tendem a ter uma melhor auto-estima e se sentem menos solitários, já que seus animais de estimação servem como companheiros e também como iniciantes de conversas quando se encontram com novos amigos em potencial.

Animais de estimação também nos incentivam a se movimentar e sair mais com suas necessidades de exercício físico.

Eles podem até mesmo ter alguns benefícios físicos, como uma maior tolerância a alergias e níveis mais baixos de pressão arterial.

Mas, apesar de todas essas razões positivas para ter animais de estimação, ainda há algumas precauções a serem tomadas quando temos em nossas casas.

Os cães têm uma tolerância muito maior a bactérias, germes e vírus do que os humanos, e eles têm alguns hábitos que seriam considerados perigosos para os seres humanos.

Então, da próxima vez que você deixar seu cão lamber todo o seu rosto ou morder seu sanduíche, lembre-se de que há algumas doenças que podem levar para você:

Staphylococcus aureus resistente à meticilina
Staphylococcus aureus é o nome de um tipo comum de bactéria que pode ser encontrado na pele do animal. O MRSA é a mesma bactéria, depois de se tornar imune aos antibióticos. Esta bactéria pode causar infecções em várias áreas diferentes do seu corpo, mas seu animal de estimação pode não ser afetado por ela e ainda ter a capacidade de administrá-la a você. É contagiante através do contato direto.

Dermatofitose
As infecções causadas por dermatófitos podem aparecer em qualquer parte do seu corpo e causar coceira extrema e erupções cutâneas e perda de cabelo e unhas. Isso também pode ser contagioso através do contato direto com a pele ou o cabelo do seu animal de estimação.

Sepse
A bactéria Capnocytophaga canimorsus, comumente encontrada nas bocas dos cães, pode causar uma doença chamada sepsis, que é uma intoxicação sanguínea muito grave que pode causar falência de órgãos. Embora seja raro, e normalmente afeta apenas pessoas com sistemas imunológicos muito frágeis, ainda é algo a ser observado.

As crianças e os idosos são mais propensos a todas essas doenças, além de outras, já que seu sistema imunológico é mais fraco que o do adulto.

Nunca se esqueça de garantir que seu amado animal de estimação seja o mais saudável possível, mas lembre-se de que seu sistema imunológico é diferente do seu e tome as precauções necessárias para garantir que você não pegue nada dele.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.