Você sabia que comer salsicha aumenta o risco de câncer e leucemia em crianças?

Quem não adorava comer cachorro quente na infância ? Seja nas festas e reuniões familiares, na lanchonete ou nos carrinhos de cachorro quente.

Além de ser gostoso era muito prático.

Ao crescer, vamos mudando os hábitos, mas mesmo assim há muita gente que ainda não abre mão do velho cachorro quente.

Você tem filhos? Se tiver, não de cachorro quente a eles. Não é exagero, apenas é preocupação por saber o quão nocivo é esse lanche.

O número de casos de câncer em crianças , não para de subir. E com certeza a alimentação está por trás disso.

Conforme artigo publicado no Jornal Los Angeles Times, com base na pesquisa da Universidade da Califórnia, crianças que comem 12 ou mais cachorros quentes por mês tem 9 vezes mais chances de apresentar leucemia.

comer salsicha aumenta o risco de cancer e leucemia em criancas (2)

Além de acrescentar que crianças cujas mãe se alimentavam regularmente com cachorro quente nas gestações, tem o dobro de risco de desenvolver tumor cerebral.

Segundos pesquisas comandadas pelo epidemiologista John Peters , publicadas na Cancer Causes and Control, basta que a mãe consuma cachorro quente pelo menos uma vez por semana na gravidez, para haver esse risco.

Talvez isso explique o porque do aumento da incidência de leucemia e tumores infantis.

Mas você vai se perguntar, o que pode ser tão ruim em um simples cachorro quente ?

A salsicha. Isso mesmo, nelas há nitritos, que são conservantes para combater o botulismo. Quando cozidas , esses nitritos combinados as aminas presentes na carne, foram compostos cancerígenos.

Além de que há suspeitas de que combinados com as aminas do estômago se formam compostos N-nitrosos. Poderosos agentes cancerígenos , que estão associados a câncer de bexiga, estomago, cérebro e esôfago.

Você pode se perguntar , mas nos vegetais também há nitritos, então eles também causariam câncer ?

Bem verdade, que há sim, em algumas espécies de verdes, principalmente em alface, aipo e espinafre.Porém , seu consumo é eficaz na redução do risco de câncer.

Porque isso é possível ?

Pois os nitritos de vegetais também têm vitaminas C e D, que inibem a formação de compostos N-nitrosos. No caso dos vegetais eles fazem parte de um processo natural .

Nas salsichas eles são acre sentados de forma artificial. Mas existem métodos modernos de produzir salsichas sem nitritos ou nitratos , e reduzir a chance de causar o câncer.

Mas alguns fabricantes ainda insistem em usar, devido a cor avermelhada que o mesmo causa, pois há uma ilusão de que essa cor aparente que o produto esteja fresco.

Nos Estados Unidos e em países da Europa já estão sendo produzidas salsichas e outros embutidos sem conservantes. Está na hora , do nosso país também!

Fonte: curapelanatureza

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.