Você tem risco de ter um avc? 5 simples mudanças na sua vida podem reduzir este risco

Enquanto um acidente vascular cerebral (AVC) pode parecer altamente improvável em uma pessoa jovem, a verdade é que não existe idade para sofrer um AVC.

O risco de ter um acidente vascular cerebral aumenta com a idade, mas os médicos estão vendo mais adultos jovens  e até crianças que sofrem deste risco.

Em pacientes com mais de 40 anos de idade, um AVC é mais comum devido a aterosclerose prematura, a mesma doença que provoca ataques cardíacos e o endurecimento das artérias.

Em pacientes mais jovens requerem uma abordagem diferente ao tratamento, porque as causas são geralmente diferente.

Um acidente vascular cerebral pode ser devastador para um paciente e aos seus entes queridos. Uma pesquisa recente mostrou que os jovens que sobreviveram a AVC estão em maior risco de morte prematura.

prevent-stroke-FI-759x419

Se você corre risco de ter um AVC, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir este risco:

1. Parar de fumar

Fumar aumenta o risco de coagulação do sangue, dando mais probabilidade de desenvolver pressão arterial elevada, que é o maior fator de risco para acidente vascular cerebral.

Se você não fuma, não comece. E mesmo que você tenha fumado durante anos, nunca é tarde demais para parar. Fumar pode aumentar significativamente o risco de vários problemas de saúde.

2. Mantenha-se ativo

O exercício regular pode fazer maravilhas para a prevenção do acidente vascular cerebral. Se exercitar pode ajudar a baixar a pressão arterial e ajuda na perda de peso.

A obesidade e o sedentarismo estão associados com hipertensão, diabetes e doenças do coração, o que aumenta o risco de um acidente vascular cerebral.

Tente se exercitar ou fazer algo ativo 5 vezes por semana. Passear com o cachorro, correr, fazer um passeio de bicicleta … Escolha qualquer forma de exercício que você preferir.

3. Limite o álcool

O uso de álcool tem sido associada a acidentes vasculares cerebrais em diversos estudos. O uso excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial e aumentar o risco de um acidente vascular cerebral.

Se você beber, limite-se a um drinque por dia, no máximo. O abuso de álcool está ligado a muitos outros problemas de saúde.

Se o álcool é um problema para você, pode ser hora de parar de beber completamente, antes que sua saúde comece a sofrer.

4. Monitore sua Pressão Arterial

A hipertensão arterial é o maior fator de risco para acidente vascular cerebral. Se a sua pressão arterial é alta, não ignore-a.

Consulte um profissional de saúde. Mante um peso saudável e tenha uma dieta saudável.

5. Mantenha uma dieta saudável

Evite alimentos processados, que são ricos em colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans, isso pode ajudar a reduzir o risco de um acidente vascular cerebral.

Manta uma dieta saudável cheia de frutas e legumes. Corte o sal, usando aromatizantes – com ervas e especiarias diferentes, em sua comida. Seu corpo vai agradecer por isso!

Sofrer um derrame é uma emergência médica, não importa a idade do paciente. 

Fonte:  mercola

Se inscreva no canal do Natureba no YouTube e fique por dentro das novidades!

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.